Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18680
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CassioReisBarbosa.pdf14,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Curucucu : o desenho do mobiliário e a identidade cultural nacional
Autor(es): Barbosa, Cássio Reis
Orientador(es): Maynardes, Ana Cláudia
Assunto: Design
Desenho industrial
Mobiliário
Mobiliário - identidade brasileira
Identidade nacional
Mobiliário - projetos
Data de apresentação: 30-Jun-2017
Data de publicação: 18-Dez-2017
Referência: BARBOSA, Cássio Reis. Curucucu: o desenho do mobiliário e a identidade cultural nacional. 2017. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O projeto de nome "Curucucu - O desenho de mobiliário e a identidade cultural nacional" trata da criação de mobiliário que explora a temática "identidade brasileira", tendo como discussão principal o entendimento e direcionamento sobre questões culturais nacionais, e os porquês de sermos quem somos hoje. O móvel, especificamente uma "namoradeira",explora formalmente elementos discursivos inseridos na cultura local do Centro-Oeste. Para isso, as cavalhadas de Pirenópolis – GO foi utilizada como objeto de observação para o aprofundamento no tema deste trabalho. É uma festa local, que patrimônio cultural brasileiro, e faz parte do imaginário da região. O produto resultante é uma peça única desenvolvida segundo os preceitos do "design autoral" que foge intencionalmente de adaptações para produção em larga escala e que preza pelo discurso das formas e dos materiais e suas representatividades. A peça resultante é uma namoradeira intitulada de "Curucucu", nome este advindo de personagens mascarados que participam dos festejos, fabricada em resina poliéster e madeira vazante.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Projeto do Produto



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons