Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18675
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JessicaLohanaAquinoCunha_tcc.pdf927,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito de um psicoestimulante na memória de reconhecimento de primatas não-humanos (Callithrix penicillata) e sua relação com a atividade neuronal hemisférica
Autor(es): Cunha, Jéssica Lohana Aquino
Orientador(es): Barros, Marília
Assunto: Memória animal
Primata - comportamento
Drogas - efeito fisiológico
Data de apresentação: 22-Nov-2017
Data de publicação: 15-Dez-2017
Referência: CUNHA, Jéssica Lohana Aquino. Efeito de um psicoestimulante na memória de reconhecimento de primatas não-humanos (Callithrix penicillata) e sua relação com a atividade neuronal hemisférica. 2017. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A cocaína é uma droga de ação rápida que potencializa a neurotransmissão monoaminérgica, gerando dependência e alterações cognitivas. Porém, vários aspectos dos seus efeitos ainda precisam ser esclarecidos. O teste de memória de reconhecimento objeto-lugar (ROL) é utilizado em modelos animais para estudar os processos que envolvem o reconhecimento do local onde um item foi visto anteriormente. O presente estudo avaliou o efeito da administração aguda de cocaína no desempenho de micos-estrela (Callithrix penicillata) no teste ROL. Além disso, visou relacionar esse efeito com a ativação neuronal hemisférica, mensurada via temperatura da membrana timpânica (TMT). O teste de ROL foi dividido em três sessões (habituação, treino e teste) com duração de 10 min. cada e com intervalo de tempo de 24 h entre elas. A TMT foi aferida antes e após cada sessão. Os sujeitos foram divididos em dois grupos, o grupo controle que recebeu solução salina (SAL) e o grupo tratado com 5 mg/kg de cocaína (COC). A administração da droga ocorreu logo após a sessão treino, permitindo observar o efeito do tratamento na consolidação da memória. Na sessão teste, foi observado que o grupo COC apresentou um melhor desempenho no teste de ROL do que o grupo SAL, além de uma redução na TMT do ouvido esquerdo. Sendo assim, os resultados sugerem que o aumento na disponibilidade sináptica de monoaminas induzida pela cocaína prolongou a retenção dessa informação e modificou o comportamento dos indivíduos no teste, levando a um aumento na atividade hemisférica esquerda (mensurada via TMT). O hemisfério esquerdo apresenta dominância em atividades cognitivas com raciocínio lógico e sequencial. Contudo, o desempenho dos animais no teste não teve correlação com a ativação hemisférica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento em Farmácia, 2017.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons