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Título: Um bom aprendiz de língua japonesa como língua estrangeira : sua autonomia e estratégias de aprendizagem
Autor(es): Nunes, Danyella
Orientador(es): Mukai, Yûki
Assunto: Autonomia - educação
Estratégias de ensino-aprendizagem
Língua japonesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 7-Jul-2017
Data de publicação: 15-Dez-2017
Referência: NUNES, Danyella. Um bom aprendiz de língua japonesa como língua estrangeira: sua autonomia e estratégias de aprendizagem. 2017. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho se caracteriza como um estudo de caso que investiga a autonomia e estratégias de aprendizagem utilizadas por um bom aprendiz de língua japonesa. Os objetivos que nortearam este trabalho são (1) identificar os indícios de autonomia do participante da pesquisa a respeito da aprendizagem de língua japonesa como língua estrangeira, (2) identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelo aprendiz e (3) analisar a relação entre o aprendiz, sua autonomia e estratégias de aprendizagem. Para isso, recorremos a três vertentes teóricas da Linguística Aplicada: a pesquisa sobre o bom aprendiz (RUBIN, 1975; STERN, 1975; NAIMAN et al., 1978; BROWN, 1994; MOURA FILHO, 2005), a pesquisa em autonomia (BENSON, 2001; STERN, 1995) e estratégias de aprendizagem (COHEN, 1998; OXFORD, 1990, 2003; O’MALLEY; CHAMOT, 1990; VILAÇA, 2007; PAIVA, 1998; LOPES, 2007). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e sua natureza é o estudo de caso. O estudo se deu em uma universidade pública do Distrito Federal, no curso de licenciatura em Língua e Literatura Japonesa. O participante é um aluno de nível intermediário na língua japonesa, aprovado pelo Exame de Proficiência em Língua Japonesa nível N2 em 2016, seu quarto ano de estudo, sem nunca ter ido ao Japão. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: questionário misto, narrativa oral com gravação e entrevista semiestruturada com gravação. Os resultados sugerem que o participante é um aprendiz bastante autônomo porque o estudante buscou, por conta própria, mais materiais que pudessem auxiliá-lo na evolução do seu aprendizado e também, contato direto com falantes nativos. Ainda, foi identificado estratégias de aprendizagem cognitivas, ou seja, aquelas que trabalham com a memória do estudante. Além disso, o plano de estudo diário é característico da estratégia de aprendizagem metacognitiva. Traços da estratégia social estão presente no cotidiano depois de ingressar na universidade, onde o participante buscou contato direto com falantes da língua nativa. Dessa forma, o mesmo mostrou ter bastante atitude e motivação para continuar os estudos autônomos e utilizava de estratégias que auxiliassem melhor seus estudos, obtendo bons resultados.
Abstract: This work is characterized as a case study which investigates the autonomy and learning strategies used by a good Japanese language learner. The objectives that guided this work are (1) to identify evidence of autonomy by the research's participant regarding the learning of the Japanese language as a foreign language, (2) to identify the learning strategies used by the learner and (3) analyze the relation between the learner, his autonomy and learning strategies. For such purpose, three theoretical lines of research in Applied Linguistics were enlisted: the research about the good learner (RUBIN, 1975; STERN, 1975; NAIMAN et al., 1978; BROWN, 1994; MOURA FILHO, 2005), the research about autonomy (BENSON, 2001; STERN, 1995) and learning strategies (COHEN, 1998; OXFORD, 1990, 2003; O’MALLEY; CHAMOT, 1990; VILAÇA, 2007; PAIVA, 1998; LOPES, 2007). The work is a qualitative research and its nature is the case study. The research study took place in a public university located in the Federal District, in the degree course of Japanese Language and Literature. The participant is a student in the intermediate level of Japanese language, approved in the level N2 by the Japanese Language Proficiency Exam in 2016, being his fourth year of study without having ever gone to Japan. The instruments used to collect data were: mixed questionnaire, recorded oral narrative and recorded semi structured interview. The results suggest that the participant is an independent learner because the student sought, on his own, more materials that could aid him in the evolution of his learning, as well as direct contact with native speakers. In addition, cognitive learning strategies were identified, that is to say, those who work with the student's memory. Moreover, the daily study plan is characteristic of the metacognitive learning strategy. Traces of social strategy are present in the everyday routine after entering the university, where the participant sought direct contact with speakers of the native language. This way, the participant showed considerable attitude and motivation to continue the autonomous studies and used strategies that best aided his studies, achieving good results.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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