Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18663
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IvoneSilvaCarneiro_tcc.pdf389,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A prática pedagógica em educação física : análise das ações pedagógicas e viabilização dos conteúdos para o ensino fundamental
Autor(es): Carneiro, Ivone Silva
Orientador(es): Soares, José Manoel Montanha da Silveira
Assunto: Atividades lúdicas
Educação física (Ensino fundamental)
Prática de ensino - educação física
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 15-Dez-2017
Referência: CARNEIRO, Ivone Silva. A prática pedagógica em educação física: análise das ações pedagógicas e viabilização dos conteúdos para o ensino fundamental. 2015. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2015.
Resumo: Partindo do pressuposto de que a atividade lúdica é um importante instrumento a ser utilizado como facilitador do processo de aprendizagem, o profissional de ensino em Educação Física precisa ter em sua gama de conhecimento a noção de que a relação professor-aluno é pautada por laços que aproximam os agentes e tem grande importância no desenvolvimento do indivíduo. Neste sentido, o estudo aborda, inicialmente, a relação existente entre processo pedagógico, aprendizagem e ludicidade, conceitos e teorias que venham a embasar a proposta de à implementação de uma prática pedagógica educativa que leve em consideração a importância do brincar e do jogo para o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e a importância da sala de aula como espaço lúdico. Ainda assim, sob o olhar teórico de autores sobre a ludicidade como: Gonçalves, Paulo Freire, Vygotsky entre outros, onde a análise pauta por uma proposta, onde se pode perceber o quanto a atividade lúdica é essencial para o desenvolvimento e o aprendizado dos educandos, pois através delas, a criança desenvolve o pensamento, a linguagem, a auto-estima, a iniciativa ao trabalhar em grupo e a conviver em sociedade. Dessa forma, inteligência cognitiva e ludicidade concorrem para o pleno desenvolvimento do aluno e, também do professor, devendo este zelar por um ambiente que favoreça a aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2015.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons