Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/18658
Título: Framework SAN : proposta de um framework didático para reduzir a distância de conhecimento entre a mídia especializada de jogos e o público consumidor
Autor(es): Negrelli, Lucas Henrique
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Framework
Jogos eletrônicos
Vídeo games
Data de apresentação: 29-Jun-2017
Data de publicação: 13-Dez-2017
Referência: NEGRELLI, Lucas Henrique. Framework SAN: proposta de um framework didático para reduzir a distância de conhecimento entre a mídia especializada de jogos e o público consumidor. 2017. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como tema a criação de um Framework com o objetivo de capacitar o público alvo de Jogos Eletrônicos, ajudando-o a se tornar independente da mídia especializada em Jogos Eletrônicos no que tange a análise, crítica e criação de conteúdo. Isso foi feito devido a uma percepção de que a mídia especializada em Jogos Eletrônicos sofreu uma perda em sua credibilidade, o que gera desconfiança em seu público consumidor. Como uma resposta, a mídia alternativa, especialmente o YouTube, se torna relevante como uma opção para suprir o público. Outro importante uso possível deste Framework é embasar a argumentação e conteúdo produzido por essa mídia, validando-o. Foi feita uma Metodologia visando o embasamento do Framework, usando a literatura já existente com foco em Game Design. Isso foi feito para que o conteúdo oferecido aos Jogadores fosse um material acadêmico e com viés prático. Depois, foram feitos testes para validar a didática e compreensão do conteúdo desenvolvido. Esses testes tomaram a forma de entrevistas e um questionário, feitos com três Indivíduos com interesse na área de Jogos Eletrônicos. Também foi proposta uma visualização do Framework. Essa visualização tomou a forma de um Mapa de Conceitos capaz de navegar por todo o Framework e propor um fluxo de leitura, além de providenciar breves resumos dos conceitos em si. O Framework consiste na integração de outros frameworks e conteúdo já existente com algumas modificações para torná-los mais compatíveis. Esses dados foram coletados através da Revisão Bibliográfica proposta na Metodologia. O Framework criado foi capaz de descrever de forma satisfatória como um Jogo funciona e o processo de formação de opinião sobre a qualidade de um Jogo. Concluiu-se, através da pesquisa feita e do feedback dos Indivíduos entrevistados, que o Framework cumpre com seus objetivos e foi bem recebido, mas ainda existem áreas a serem melhoradas. Em particular, foi dito que o Framework poderia ser mais sintético.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasHenriqueNegrelli.pdf804,25 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons