Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1865
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JosefaNeianeGoulartBatista.pdf902,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho agronômico de híbridos e de níveis de adubação para o cultivo orgânico do pepino no período chuvoso do Cerrado
Autor(es): Batista, Josefa Neiane Goulart
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Pepino
Agricultura orgânica
Adubos compostos
Data de apresentação: 18-Jul-2011
Data de publicação: 24-Ago-2011
Referência: BATISTA, Josefa Neiane Goulart. Desempenho agronômico de híbridos e de níveis de adubação para o cultivo orgânico do pepino no período chuvoso do Cerrado. 2011. 35 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estimar a dose de composto orgânico e cultivares híbridas mais adequadas para o cultivo de pepino em sistema orgânico no período chuvoso/verão do cerrado. O experimento foi realizado na Área de Pesquisa de Produção Orgânica de Hortaliças (APPOH) na Embrapa Hortaliças, Brasília – DF, o delineamento experimental utilizado foi em blocos casualisados com quatro repetições em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram constituídas de quatro doses de composto orgânico colocadas em ocasião do transplante, elaborado a partir de esterco de aves (6, 12, 24, 40 t/ha) e nas subparcelas foram plantadas seis cultivares: Gringa, Sumter, Alladin, Runner, Shibata e Exocet. As adubações foram complementadas com aplicações em cobertura com composto de farelos – tipo Bokashi- (50g/cova) aos 15 e 30 dias após o transplante. Cada subparcela continha fileiras duplas de plantas com espaçamento de 1,20m entre linhas duplas, 0,70m entre fileiras e 0,50m entre plantas. Pode-se concluir que para produção orgânica de pepino na época chuvosa no cerrado, a cultivar Sumter é a mais indicado por ter se apresentado em todos os aspectos superior as demais. Não foi possível determinar neste trabalho o nível de adubação com composto orgânico mais adequado para o pepino em cultivos na época chuvosa, em função da obtenção de resultados de comportamento linear em relação às doses de adubo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons