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dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorLima, Allan Rodrigues-
dc.identifier.citationLIMA, Allan Rodrigues. Análise sobre o planejamento pedagógico na educação popular do FORMANCIPA. 2017. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata de uma pesquisa acadêmica de cunho qualitativo que busca analisar como funciona o planejamento pedagógico dentro do contexto da educação popular. Para isso, escolhemos de um Programa de Extensão e Ação Contínua (PEAC) da Faculdade de Educação (FE) da UnB, conhecido como Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior – FORMANCIPA, como objeto de análise. Este Programa visa a formação tanto na esfera acadêmica, já que se propõe à promover e incentivar o acesso à educação superior, quanto incentivar a emancipação social dos sujeitos envolvidos, tanto da graduação quanto no Ensino Médio. O Programa de Extensão atende jovens e adultos dos municípios goianos de Novo Gama e Valparaíso e regiões próximas, que têm interesse em ingressar na educação superior com a promoção de aulas integradas e interdisciplinares aos sábados. O FORMANCIPA, tanto no uso da didática quanto em sua metodologia de ensino, foge dos parâmetros tradicionais e conteudistas, permitindo uma máxima interação entre estudantes e professores/monitores, em que cada um tem a oportunidade de expor o conhecimento que trazem consigo e de transpor para a aprendizagem coletiva. Portanto, a intervenção pedagógica não se vincula aos espaços formais de ensino como cursos preparatórios para ingresso em faculdades/universidades. Além de preparar o estudante para o ensino superior há formação para apoio escolha de cursos e perspectivas acadêmicas e incentivo para a intervenção social no local de moradia. O Programa atua por meio de projetos pedagógicos, situação-problema e tema para desenvolver os conteúdos dos programas de acesso à Educação Superior, como ENEM, vestibular e PAS (Programa de Avaliação Seriada) da UnB. Todo esse processo que o FORMANCIPA executa se faz por meio do planejamento pedagógico para que se consiga de maneira eficiente atingir seus objetivos. Para conhecer este procedimento, fizemos observação participante e entrevista coletiva (grupo focal) com 06 pessoas da equipe pedagógica do Programa com o objetivo de identificar etapas, processos do planejamento pedagógico e como funciona está educação popular em espaço não formal, permitindo perceber os limites e potencialidade do planejamento pedagógico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordEducação popularpt_BR
dc.subject.keywordEmancipaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação não-formalpt_BR
dc.titleAnálise sobre o planejamento pedagógico na educação popular do FORMANCIPApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-13T19:26:17Z-
dc.date.available2017-12-13T19:26:17Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18647-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper deals with an academic research of a qualitative nature that seeks to analyze how pedagogical planning works within the context of popular education. For this, we chose a Program of Extension and Continuous Action (PEAC) of the Faculty of Education (FE) of the UnB, known as Integrated Training and Emancipator of Access to Higher Education - FORMANCIPA, as object of analysis. This Program aims at training both in the academic sphere, since it proposes to promote and encourage access to higher education, as well as to encourage the social emancipation of the subjects involved, both in undergraduate and high school. The Extension Program serves young people and adults from the municipalities of Novo Gama and Valparaiso and neighboring regions, who are interested in entering higher education with the promotion of integrated and interdisciplinary classes on Saturdays. FORMANCIPA, both in the use of didactics and in its teaching methodology, evades traditional and content parameters, allowing a maximum interaction between students and teachers / monitors, in which each one has the opportunity to expose the knowledge they bring with them and to transpose For collective learning. Therefore, pedagogical intervention is not linked to formal educational spaces as preparatory courses for admission to colleges / universities. In addition to preparing the student for higher education there is training to support choice of courses and academic perspectives and incentive for social intervention in the dwelling place. The Program works through pedagogical projects, problem-situation and theme to develop the contents of the programs of access to Higher Education, such as ENEM, vestibular and PAS (Serial Evaluation Program) of UnB. All this process that FORMANCIPA executes is done through pedagogical planning so that it can efficiently achieve its objectives. In order to know this procedure, we made participant observation and collective interview (focus group) with 06 people of the pedagogical team of the Program with the objective of identifying steps, processes of pedagogical planning and how it works is popular education in non formal space, allowing to perceive the limits and Potential of pedagogical planning.pt_BR
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