Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18642
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarianaBarrosoBastosSantosFerreira.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorFerreira, Mariana Barroso Bastos Santos-
dc.identifier.citationFERREIRA, Mariana Barroso Bastos Santos. A decisão do jovem do Ensino Médio sobre a escolha pela profissão e as suas influências. 2017. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão do Curso da graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília é resultado de um estudo de caso e pesquisa desenvolvida durante o segundo semestre do ano de 2013, na disciplina de Pesquisa em Educação 01 e concluído no primeiro semestre de 2017 na disciplina de Projeto 05. O estudo partiu da proposta da professora da disciplina de Pesquisa em Educação 01 a montar um projeto de pesquisa com um tema diferente que nos instigava dúvidas e em seguida a realização de uma pesquisa, com apráticada disciplina de Orientação Vocacional Profissional percebi a importância do pedagogo na escolha profissional dos jovens, assim decidi o tema para a pesquisa. No ano de 2013 visitei uma escola particular e conversei com seis alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio, todos estavam inscritos no Programa de Avaliação Seriada (PAS) e tinham como objetivo estudar em uma Universidade Pública. A pesquisa pautada em investigar “A decisão do jovem do Ensino Médio sobre a escolha pela profissão e as suas influências”, tinha a finalidade de analisar o que os jovens estudantes do Ensino Médio pensam sobre a escolha profissional e as influências que recebem durante o seu processo formativo, e a importância de ter um orientador para acompanhar esses jovens. A pesquisa foi fundamentada teoricamente em autores que abordam temas como Trabalho e Escolha Profissional. Para alcançar os objetivos traçados foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo com uma perspectiva teórica-metodológicainiciei a pesquisa realizando um levantamento bibliográfico.Mediante a análise dos dados obtidosnesta pesquisa, cujo método de investigação científica foca nos alunos entrevistados, analisamos suas particularidades e experiências individuais,foi possível perceber que os jovens que estavam iniciando o terceiro ano do Ensino Médio não possuíam dificuldades em relação a qual área seguir, porém, oscilavam enquanto a escolha do curso. E também perceber o grau de conhecimento sobre a diversidade de cursos e quais as suas maiores influências para a sua decisão. Ao passar quatro anos, encontrei-me novamente com alguns desses seis jovens e descobri quais foram as suas escolhas, se estavam estudando na Universidade que queriam e quais foram às maiores dificuldades para concretizar o que eles haviam falado quando se encontravam na escola.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordOrientação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordProfissõespt_BR
dc.subject.keywordJovenspt_BR
dc.subject.keywordFamíliapt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.titleA decisão do jovem do Ensino Médio sobre a escolha pela profissão e as suas influênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-13T19:08:34Z-
dc.date.available2017-12-13T19:08:34Z-
dc.date.submitted2017-06-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18642-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This term paper of pedagogy graduation in the Educational College of University of Brasília it’s a result of a research developed during the second semester of 2013 in the Research of Education 01 subject and concluding the first semester of 2017 in Project 05 subject. This study started with a suggestion by the teacher of Educational Research 01 in order to create a prospect project with a different theme that made us question ourselves and then accomplish the research, with a vocational guidance practice I realize how important it’s a teacher when it’s about to guide teenagers life’s, so then I decided the theme of this study. In 2013, I went to a private school and talked to six students that was in the first, second and third year of High School, freshman, sophomore and junior, that was registered in the Serial Evaluation Program, in Portuguese PAS, which the goal was to study in a public university. This research objective it is to investigate “The teenagers decision’s in the High School about a career without influence”, which the meaning is to analyze what do the students in the High School think about choosing a career and their influences during the school progress. The theoretical foundation it’s based in authors who approach themes like Work, Vocational Orientation and Professional Choice. In order to achieve this research goals it was accomplished a qualitative research with a theoretical perspective – methodological, analyzing this research datas, was able to realize how hard it’s for students to decide which area choose, when it comes to future career, and the students didn’t have sure about their curse. It was possible to notice the diversity of curses and which was the biggest influences in their decisions. After 4 years, I meet again with some of theses six teenagers and discovered which was their options, besides knowing if they were studying in their University choice and what was the biggest difficulties to achieve their goals looking to the past, when they were in the school.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons