Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18639
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LaizPalharesLima.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A questão ambiental no ensino de ciências na educação infantil : desafios e caminhos para a reflexão crítica
Autor(es): Lima, Laiz Palhares
Orientador(es): Watanabe, Graciella
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Educação ambiental
Preservação ambiental
Educação de crianças
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 13-Dez-2017
Referência: LIMA, Laiz Palhares. A questão ambiental no ensino de ciências na educação infantil: desafios e caminhos para a reflexão crítica. 2017. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho pretende discutir como os discursos associados ao meio ambiente estão produzindo efeitos na percepção das crianças diante do futuro do planeta Terra. Em especial, foca-se nos estudos associados ao Ensino de Ciências e seus modos de abordar a temática, produzindo, em alguns casos, concepções sobre o meio ambiente baseadas em catástrofes e discursos do medo. Pretende-se com tal debate, trazer uma análise crítica e o chamado para reflexão sobre como esses entendimentos estão gerando alunos com percepções fatalistas sobre o mundo em que vivemos e distanciando as crianças de uma aprendizagem prazerosa diante dos saberes da ciência. Defender-se-á que a visão crítica deve ser prevalecida, contudo, que são necessários novos modos de encarar o problema da degradação ambiental como um desencadeamento coletivo e não exclusivamente individualizado. Propõem-se um debate e consequente proposta de aulas de ciências, estas, que procurem dialogar com tal questão ambiental, em uma perspectiva crítica. Para tanto, será abordada a visão da educação ambiental como um dos pilares da educação científica, podendo, na articulação entre esses saberes, conduzir a reflexão e consequente construção de conceitos para a consciência ambiental sem, no entanto, cair nos discursos catastróficos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons