Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/18629
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AndreaMariaSilva_tcc.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cabeça de Bagre I
Autor(es): Silva, Ândrea Maria Rodrigues Malcher de Oliveira
Orientador(es): Oliveira, Erika Bauer de
Assunto: Documentário (Cinema)
Artistas brasileiros
Bandas (Música)
Fãs - cultura
Data de apresentação: 7-Jul-2017
Data de publicação: 13-Dez-2017
Referência: SILVA, Ândrea Maria Rodrigues Malcher de Oliveira. Cabeça de Bagre I. 2017. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A principal intenção do documentário e desta Memória é observar e refletir sobre o que é ser fã, a partir do grupo de entrevistados. A grande diferença entre o fã “da época” e o fã atual e como eles se relacionam com a banda me permitiu a possível análise de que não se tem mais esse fanatismo da maneira expressada pelos fãs em 1996, ou que após um determinado momento da vida (variável de pessoa a pessoa) não existe mais este tipo de laço com artistas ou obras. A influência de um artista ou obra na trajetória pessoal de um indivíduo foi algo analisado também. Novamente, não há um padrão entre os entrevistados, no entanto foi possível observar esse impacto em entrevistados como a Lyanna Soares. Correlato com a principal intenção previamente apontada, o contemplar da inocência e pureza que envolve o fã foi um ponto muito importante. Principalmente pelo subtema deste documentário (os Mamonas) suscitar memórias e sensações da infância. Todos os entrevistados mencionaram suas infâncias e, antes mesmo de expor suas visões frente aos meus questionamentos, percepções que tinham enquanto crianças. O resgate deste espírito infantil, junto ao processo de ser fã, e o que envolve isto, pautou o planejamento do filme. Esses objetivos me guiaram na busca de uma contemplação, muito mais do que um esclarecimento, da questão inicial: o que é ser fã?
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2017.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.