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dc.contributor.advisorPimentel, Nara Maria-
dc.contributor.authorCampos, Thays Galante-
dc.identifier.citationCAMPOS, Thays Galante. As relações de gênero e sexualidade na escola: análise da temática no Distrito Federal, a partir do olhar do professor e dos estudantes. 2016. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem objetivo de discorrer sobre as relações de gênero e sexualidade na educação, a partir da reflexão do tema no Distrito Federal. A autora levantou a importância dessa temática na formação de professores/as, para que esses/as profissionais possam tratar de gênero e sexualidade sem receios e realizarem as intervenções necessárias, visando desconstruir a visão naturalista que se tem de gênero e de sexualidade. O estudo justifica-se pela necessidade de se trabalhar, no contexto escolar, assuntos relacionados ao gênero e sexualidade, de forma a contribuir para o desenvolvimento da criança, não se ditando apenas regras consideradas historicamente como “certas” ou “erradas”, mas levando em conta a diversidade humana e sexual dos/as alunos/as, para que estes/as não venham a conter aprendizagens impingidas de princípios preconceituosos, silenciados e/ou aprendizagens distorcidas. Dessa forma, a análise da temática de gênero e sexualidade, com foco na escola a partir do olhar do professor e dos estudantes configura-se como uma questão de direitos humanos. O trabalho analisa a presença da temática nos documentos das políticas públicas de educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais, Currículo em Movimento do Distrito Federal e Plano Nacional de Educação. A partir da conversa realizada com professores e observação em sala de aula durante o Projeto 4, observa-se que o preconceito permanece bastante enraizado dentro da escola e em nossa sociedade em geral, fator que afirma a importância do estudo e entendimento desta temática por professores da educação, com o foco na transformação buscando sempre a igualdade social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRelações de gêneropt_BR
dc.subject.keywordSexualidadept_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordIdentidade de gêneropt_BR
dc.subject.keywordDiversidade na escolapt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.titleAs relações de gênero e sexualidade na escola : análise da temática no Distrito Federal, a partir do olhar do professor e dos estudantespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-12T09:47:40Z-
dc.date.available2017-12-12T09:47:40Z-
dc.date.submitted2017-03-23-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18608-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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