Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pimentel, Nara Maria | - |
dc.contributor.author | Campos, Thays Galante | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Thays Galante. As relações de gênero e sexualidade na escola: análise da temática no Distrito Federal, a partir do olhar do professor e dos estudantes. 2016. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem objetivo de discorrer sobre as relações de gênero e sexualidade na educação, a partir da reflexão do tema no Distrito Federal. A autora levantou a importância dessa temática na formação de professores/as, para que esses/as profissionais possam tratar de gênero e sexualidade sem receios e realizarem as intervenções necessárias, visando desconstruir a visão naturalista que se tem de gênero e de sexualidade. O estudo justifica-se pela necessidade de se trabalhar, no contexto escolar, assuntos relacionados ao gênero e sexualidade, de forma a contribuir para o desenvolvimento da criança, não se ditando apenas regras consideradas historicamente como “certas” ou “erradas”, mas levando em conta a diversidade humana e sexual dos/as alunos/as, para que estes/as não venham a conter aprendizagens impingidas de princípios preconceituosos, silenciados e/ou aprendizagens distorcidas. Dessa forma, a análise da temática de gênero e sexualidade, com foco na escola a partir do olhar do professor e dos estudantes configura-se como uma questão de direitos humanos. O trabalho analisa a presença da temática nos documentos das políticas públicas de educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais, Currículo em Movimento do Distrito Federal e Plano Nacional de Educação. A partir da conversa realizada com professores e observação em sala de aula durante o Projeto 4, observa-se que o preconceito permanece bastante enraizado dentro da escola e em nossa sociedade em geral, fator que afirma a importância do estudo e entendimento desta temática por professores da educação, com o foco na transformação buscando sempre a igualdade social. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade na escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | As relações de gênero e sexualidade na escola : análise da temática no Distrito Federal, a partir do olhar do professor e dos estudantes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-12T09:47:40Z | - |
dc.date.available | 2017-12-12T09:47:40Z | - |
dc.date.submitted | 2017-03-23 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18608 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|