Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18608
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThaysGalanteCampos.pdf731,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As relações de gênero e sexualidade na escola : análise da temática no Distrito Federal, a partir do olhar do professor e dos estudantes
Autor(es): Campos, Thays Galante
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Assunto: Relações de gênero
Sexualidade
Inclusão escolar
Inclusão social
Identidade de gênero
Diversidade na escola
Políticas públicas
Data de apresentação: 23-Mar-2017
Data de publicação: 12-Dez-2017
Referência: CAMPOS, Thays Galante. As relações de gênero e sexualidade na escola: análise da temática no Distrito Federal, a partir do olhar do professor e dos estudantes. 2016. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem objetivo de discorrer sobre as relações de gênero e sexualidade na educação, a partir da reflexão do tema no Distrito Federal. A autora levantou a importância dessa temática na formação de professores/as, para que esses/as profissionais possam tratar de gênero e sexualidade sem receios e realizarem as intervenções necessárias, visando desconstruir a visão naturalista que se tem de gênero e de sexualidade. O estudo justifica-se pela necessidade de se trabalhar, no contexto escolar, assuntos relacionados ao gênero e sexualidade, de forma a contribuir para o desenvolvimento da criança, não se ditando apenas regras consideradas historicamente como “certas” ou “erradas”, mas levando em conta a diversidade humana e sexual dos/as alunos/as, para que estes/as não venham a conter aprendizagens impingidas de princípios preconceituosos, silenciados e/ou aprendizagens distorcidas. Dessa forma, a análise da temática de gênero e sexualidade, com foco na escola a partir do olhar do professor e dos estudantes configura-se como uma questão de direitos humanos. O trabalho analisa a presença da temática nos documentos das políticas públicas de educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais, Currículo em Movimento do Distrito Federal e Plano Nacional de Educação. A partir da conversa realizada com professores e observação em sala de aula durante o Projeto 4, observa-se que o preconceito permanece bastante enraizado dentro da escola e em nossa sociedade em geral, fator que afirma a importância do estudo e entendimento desta temática por professores da educação, com o foco na transformação buscando sempre a igualdade social.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons