Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18568
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasAbreuMaciel.pdf884,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perspectivas da independência e da responsabilidade judiciais a partir de Ronald Dworkin : um estudo de caso do Mandado de Segurança nº 30.320
Autor(es): Maciel, Lucas Abreu
Orientador(es): Silva, Janaína Lima Penalva da
Assunto: Independência Judicial
Accountability
Supremo Tribunal Federal (STF)
Direito - integridade
Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Dworkin, R. M. 1931-
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 11-Dez-2017
Referência: MACIEL, Lucas Abreu. Perspectivas da independência e da responsabilidade judiciais a partir de Ronald Dworkin: um estudo de caso do Mandado de Segurança nº 30.320. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como propósito discutir as perspectivas de aplicação dos princípios da accountability (principalmente em seu viés decisional) e da independência judiciais no sistema constitucional brasileiro com base na análise da decisão monocrática prolatada nos autos do Mandado de Segurança nº 30.320, Relator Ministro Marco Aurélio, DJe de 28/2/2011, em que, em sede de julgamento de pedido liminar, suspendeu-se a decisão tomada pelo Conselho Nacional de Justiça no PAD nº 0005370-72.2009.2.00.0000, em que se entendeu por bem punir disciplinarmente magistrado de primeira instância que declarou, incidentalmente, a inconstitucionalidade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) com base em fundamentos machistas e em concepções religiosas particulares. Para tanto, utilizar-se-á a teoria da integridade no direito, de Ronald Dworkin, para questionar sobre o acerto da supracitada decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal. Inicialmente, entretanto, realizar-se-á um breve levantamento de informações relativas ao Conselho Nacional de Justiça, uma vez que a discussão acerca da independência, da accountability e da responsabilidade judiciais – que serão minuciosamente tratados no decorrer desta análise – no sistema constitucional brasileiro ligam-se diretamente à atuação desse órgão e, sem sombra de dúvidas, à discussão de sua validade constitucional.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons