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dc.contributor.advisorSilva, Dayde Lane Mendonça da-
dc.contributor.authorSantos, Anaíza Souza-
dc.identifier.citationSANTOS, Anaíza Souza. Experiência da aprendizagem mediada com idosa alfabetizada na idade adulta. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Pessoa Idosa) —Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) —Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Núcleo de Estudos e Pesquisa da Terceira Idade, I Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa , 2017.pt_BR
dc.description.abstractEntende-se que melhorar o desempenho das funções cognitivas em idosos têm consequências importantes em sua qualidade de vida. As alterações e comprometimentos inerentes ao envelhecimento são reais, mas o conformismo de que o processo traz consigo perdas pode cultivar uma cultura societária de poupar os idosos do convívio social e de tarefas que seriam por si só estímulos para a sua saúde. A mediação pode ser uma chave para desencadear uma amplitude cognitiva, retardando e minimizando as consequências da velhice. O objetivo do presente trabalho foi descrever o desempenho cognitivo de uma idosa saudável em tarefas treinadas por meio de mediação.Trata-se de um estudo de caso, na abordagem qualitativa, em uma idosa de 75 anos, entre idosos de um grupo semanal de atividades multidisciplinares. Realizou-se atendimentos individuais para treinamento por meio da Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM), com duração de 90 minutos cada sessão, duas vezes por semana, totalizando 24 sessões. Observou-se que a partir do treinamento com mediação ela tornou-se mais apta a resolver situações diante da exposição direta ao estímulo. Ampliou as percepções visual, auditiva e sensorial-motora, passou a desenvolver uma percepção mais clara e focada das situações, favorecendo a capacidade de análise, síntesee estabelecimento de critérios para a tomada de decisões.Conclui-se que a mediação permitiu organizar e comparar situações, minimizando o comportamento impulsivo, fixando a atenção aos estímulos“relevantes” em detrimento de estímulos “irrelevantes”, proporcionando à idosa ampliação das funções cognitivas (memória, atenção e organização) e do sentimento de competência no desempenho de atividades cotidianas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIdosospt_BR
dc.subject.keywordIdosos - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordIdosos - capacidade funcional e cognitivapt_BR
dc.subject.keywordCogniçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordMediação pedagógicapt_BR
dc.titleExperiência da aprendizagem mediada com idosa alfabetizada na idade adultapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-11T15:32:01Z-
dc.date.available2017-12-11T15:32:01Z-
dc.date.submitted2017-04-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18567-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoToledo, Maria Alice de Vilhena-
dc.description.abstract1Improving the performance of cognitive functions in the elderly have dear consequences on their quality of life. The changes and commitments inherent to elderly are real. Conformity to the process can foster a culture of saving the elderly from social life and tasks that would in themselves stimulate their health. Mediation can be key to trigger cognitive breadth, delay and minimize the consequences of old age. The aim of this study is to describe the cognitive performance of a healthy elderly woman in tasks trained through mediation. This is the case study of a 75-year-old elderly woman and her weekly activities. Individual sessions for training were conducted through Mediated Learning Experience (EAM), lasting 90 minutes each session, twice a week, totaling 24 sessions. It was observed that after training with mediation she became more apt to solve situations when faced with direct exposure to stimulus. It broadened the visual, auditory and sensory-motor perceptions, develop a clearer and more focused perception of situations favoring the capacity for analysis, synthesis and establishment of criteria for decision making. It was concluded that mediation allowed to organize and compare situations , minimize impulsive behavior, focus attention on "relevant" stimuli in detriment of "irrelevant" stimuli, provide the elderly with an increase in cognitive functions (memory, attention and organization) and competence to perform everyday activities.pt_BR
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