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Título: Autismo : o reconhecimento da singulariade da criança com autismo no contexto escolar
Autor(es): Ramos, Paula Gonçalves
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação especial
Práticas pedagógicas
Autismo em crianças
Data de apresentação: 13-Dez-2016
Data de publicação: 11-Dez-2017
Referência: RAMOS, Paula Gonçalves. Autismo: o reconhecimento da singulariade da criança com autismo no contexto escolar. 2016. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir a importância do reconhecimento da singularidade da criança com autismo, por meio das práticas pedagógicas e, para tanto, procurei trabalhar com autores como Grandin e Panek (2013), Tafuri (2003), Jerusalinky (2012), Rodrigues (2012), entre outros. Esta pesquisa tem a intenção de sintetizar como as práticas pedagógicas podem auxiliar no desenvolvimento da criança com autismo, descrever a partir dessas práticas como a criança reage no ambiente escolar. A intenção também foi identificar quais dispositivos são utilizado pela educadora e se eles estão atrelados ao reconhecimento desta criança, e como é o ambiente de acolhimento da criança com autismo. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa e como procedimento utilizamos a observação participante e a construção do diário de campo.
Abstract: The present work aims to reflect the importance of recognizing the uniqueness of children with autism through pedagogical practices and, therefore, I have tried to work with authors such as Grandin and Panek (2013), Tafuri (2003), Jerusalinky (2012), Rodrigues (2012), among others. This research intends to synthesize how the pedagogical practices can aid in the development of the child with autism, to describe from these practices how the child reacts in the school environment. The intention was also to identify which devices are used by the educator and if they are linked to the recognition of this child, and how is the environment of the child with autism. The methodology chosen was the qualitative research and as a procedure we used the participant observation and the construction of the field diary.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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