Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18542
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MariaAntoniaOliveiraDuranMarins_tcc.pdf506,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Guerra Fria : a perspectiva do Brasil sobre o conflito político entre Estados Unidos e Cuba (1959-1961)
Autor(es): Marins, Maria Antonia Oliveira Duran
Orientador(es): Arraes, Virgílio Caixeta
Assunto: Guerra Fria
Estados Unidos
Cuba
Política externa
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: MARINS, Maria Antonia Oliveira Duran. Guerra Fria: a perspectiva do Brasil sobre o conflito político entre Estados Unidos e Cuba (1959-1961). 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o posicionamento do Brasil diante da relação divergente entre os Estados Unidos e Cuba e da construção da nova postura da política externa nacional, que teria uma direção que colocava em primeiro lugar as necessidades do país, em detrimento da relação tradicional com os Estados Unidos. Em meio ao cenário da Guerra Fria, o triunfo da Revolução Cubana foi recebido com tensão em Washington pois este tinha consciência que o movimento carregava consigo um forte sentimento antiamericanismo, o que poderia acarretar choque de interesses na Ilha. Nesse período, o governo brasileiro adota atitudes cautelosas e ponderadas em relação ao problema entre os dois países, pois tinha consciência de que o Brasil tinha a necessidade de uma melhor relação com as outras nações, para assim, contribuir em sua autonomia política e seu desenvolvimento econômico.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18542
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons