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Título: As crianças com autismo na escola : um olhar inclusivo
Autor(es): Silva, Rafaela Maira Oliveira
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Autismo
Autismo em crianças
Educação
Escolas - função social
Inclusão social
Inclusão escolar
Data de apresentação: 7-Jun-2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: SILVA, Rafaela Maira Oliveira. As crianças com autismo na escola: um olhar inclusivo. 2017. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente ensaio tem como objetivo problematizar a inclusão, o autismo e as crianças com autismo na escola, tendo como questão norteadora: “Quais aspectos refletem na inclusão das crianças com autismo na escola?”. Foram considerados a importância do conceito de autismo que habita no imaginário cultural das pessoas, os dispositivos de aprendizagem utilizados pelos professores, os dispositivos legais que embasam os direitos das crianças com Transtorno do Espectro Autista e consequentemente os caminhos que estas podem seguir a partir da perspectiva legal. Esses conceitos exercem influência no cotidiano escolar das crianças, evidenciando a necessidade da vivência da inclusão na escola. A inclusão se configura como uma prática que vai além das fronteiras do discurso teórico e, com isso, a problemática da exclusão disfarçada de inclusão também é alvo das discussões deste ensaio. Dessa forma, considerados o direito à infância e a singularidade da crianças com autismo, este trabalho propõe uma educação que reconheça o sujeito com autismo, por meio de uma aprendizagem significativa que englobe respeito, amor, ludicidade, prazer, sabor, autonomia e união.
Abstract: This essay aims to problematize inclusion, autism and the child with autism in school, considering the guiding question: “What aspects influence the inclusion of children with autism in school?”. It is considered the importance of the concept of autism that inhabits the cultural imaginary of people, the learning devices used by teachers, the legal devices that base the rights of children with Autism Spectrum Disorder and consequently the ways that can follow from a legal perspective. These concepts exert an influence on children's daily school life, evidencing the need to live inclusion in school. Inclusion is constituted as a practice that goes beyond the boundaries of theoretical discourse and, based on that, the disguised exclusion of inclusion is also the subject of the discussions in this essay. In this way, considering the right to childhood and the singularity of the child with autism, this work proposes an education that recognizes the subject with autism, through meaningful learning that encompasses respect, love, playfulness, pleasure, flavor, autonomy and unity.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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