Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18511
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlinedeSouzaReisRibeiro.pdf696,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prática de cuidados paliativos em idosos com demência
Autor(es): Ribeiro, Aline de Souza Reis
Orientador(es): Cruz, Keila Cristianne Trindade da
Assunto: Cuidados paliativos
Idosos - saúde
Idosos - qualidade de vida
Demência senil
Envelhecimento
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: RIBEIRO, Aline de Souza Reis. Prática de cuidados paliativos em idosos com demência. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Pessoa Idosa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Devido o progresso técnico e científico das últimas décadas ocorreu um avanço na medicina aumentando a esperança média de vida da população a nível mundial. Concomitante a isto surgiram consequências sociais e de saúde destacando entre elas a demência. A Demência provoca uma deterioração cognitiva progressiva sendo necessário um diagnóstico precoce e correto, de forma a promover a autonomia da pessoa até onde for possível e mesmo quando não existe mais prognóstico deve ser respeitado a dignidade humana implementando a prática de cuidados paliativos que visa minimizar efeitos biológicos/físicos, psicológicos e sociais da doença. O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a prática de cuidados paliativos em pacientes com demência. Após processo de busca com os descritores : cuidados paliativos, demencia, medicina paliativa. Foi possível dividir os artigos em cinco temas relacionados às práticas de cuidados paliativos Foram selecionados sete trabalhos e a partir deles concluiu-se que as práticas de cuidados paliativos utilizadas por profissionais da área da saúde são embasadas na humanização, no respeito e dignidade do ser humano. Respeitando o paciente e seus limites biológicos, psicológicos, sociais bem como a sua família, como agente ativo de todo o processo da demência e suas consequencias. As questões éticas relativas ao cuidado a esse idoso devem ser respeitadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Núcleo de Estudos e Pesquisa da Terceira Idade, I Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa , 2017.
Aparece na Coleção:Saúde da Pessoa Idosa



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons