Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18507
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FernandoAlvesCardoso.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Previdência Social no Brasil : uma análise do equilíbrio financeiro a partir das contribuições versus benefícios de aposentadorias e pensões do RGPS
Autor(es): Cardoso, Fernando Alves
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Seguridade social
Contribuição previdenciária
Regime Geral de Previdência Social (RGPS)
Previdência social
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: CARDOSO, Fernando Alves. Previdência Social no Brasil: uma análise do equilíbrio financeiro a partir das contribuições versus benefícios de aposentadorias e pensões do RGPS. 2017. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar o equilíbrio financeiro do Regime Geral da Previdência Social através da análise dos benefícios de aposentadorias e pensões com as arrecadações oriundas das contribuições sócias destinadas ao RGPS. Para subsidiar a análise foi elaborada estatística descritiva e matriz dos coeficientes de correlação afim de apresentar tabelas e gráficos para explicar os dados e possibilitar a obtenção de respostas acerca do equilíbrio financeiro do sistema. Corroborando com outros estudos da literatura, a previdência apresentou déficit em quase todos os 108 meses analisados, sendo que, em apenas 6 meses houve superávit significando um desequilíbrio financeiro nas contas previdenciárias. Através de tabelas e gráficos elaborados foi concluído que as arrecadações crescem em menor nível que os benefícios, de tal modo que, essa relação deveria ser conjunta e forte para garantir o equilíbrio financeiro do sistema.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons