Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18493
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MariaPaulaMontenegroDeAzevedoVonKostrisch_tcc.pdf633,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Empreendedorismo no setor público : o processo de criação da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Distrito Federal
Autor(es): Von Kostrisch, Maria Paula Montenegro de Azevedo
Orientador(es): Cavalcante, Pedro Luiz Costa
Assunto: Administração pública
Empreendedorismo
Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)
Políticas públicas
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: VON KOSTRISCH, Maria Paula Montenegro de Azevedo. Empreendedorismo no setor público: o processo de criação da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Distrito Federal. 2017. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo pretende investigar se empreendedores de políticas (tanto internos quanto externos) exerceram papel relevante na criação da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Distrito Federal – ESCON. Portanto, a pergunta que se pretende responder é: “A criação da ESCON ocorreu devido à atuação de empreendedores de políticas públicas junto aos tomadores de decisão ou foi apenas uma consequência natural do processo iniciado pelo PROMOEX?” Frente ao exposto, o principal objetivo deste trabalho é avaliar se a ação de indivíduos (ou grupos) denominados “empreendedores de políticas públicas” foi determinante para a criação da ESCON. Para o alcance deste objetivo, será necessário analisar o processo de criação da Escola de Contas do TCDF, desde o início do Programa de Modernização do Controle Externo (PROMOEX) até a sua inauguração, em julho de 2016. Esperamos que, como contribuição prática, o resultado desta pesquisa possa ampliar a compreensão do pesquisador da área de administração pública sobre a forma como os empreendedores de políticas, inseridos em um contexto institucional específico, podem orientar e induzir a tomada de decisão, gerando mudanças nas políticas públicas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação e Estratégia, Tribunal de Contas do Distrito Federal, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons