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Título: O dever de casa como uma prática curricular na educação básica : um estudo comparado
Autor(es): Santos, Malu Farias dos
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação básica
Dever de casa (Educação)
Família e escola
Data de apresentação: Dez-2016
Referência: SANTOS, Malu Farias dos. O dever de casa como uma prática curricular na educação básica: um estudo comparado. 2016. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar os desafios e percepções de pais/responsáveis e escola sobre as perspectivas relacionadas ao dever de casa. Pretendo ainda, através de um estudo comparativo entre escola pública e privada, analisar a pesquisa com os indivíduos atores no contexto escola e família, compreendendo questões relacionadas ao dever de casa como uma prática curricular na educação básica no Brasil. Para isso, foi usada uma reflexão teórica baseada em autores como Soares (2011) e Goldani (1993) que compreendem as mudanças no contexto da estrutura familiar e ainda autores como Paro (2000), Carvalho (2009) e Freire (1999) nos quais apontam seus estudos nas relações entre família e escola, sobretudo as diversas formas de desenvolvimento da aprendizagem através dessas instituições. A metodologia utilizada para o alcance dos objetivos desta produção foi recorrer a uma abordagem qualitativa por possibilitar uma análise mais ampla e democrática perante o tema “dever de casa”. Foram aplicados 20 questionários acompanhados de perguntas abertas e 6 entrevistas semiestruturadas e individualizadas. Os sujeitos participantes da pesquisa foram pais/responsáveis e professores de duas escolas de Brasília – DF, sendo uma no modelo privado e outro no modelo público de ensino. Com os resultados encontrados nessa pesquisa, foi possível imergir e compreender as visões diferentes sobre o dever de casa. Identificamos a importância do dever de casa na relação família e escola.
Abstract: This study aimed to identify and analyze the challenges and perceptions of parents / guardians and school about the prospects related to homework. I intend to analyze and research with individuals in the school context and family, including issues related to homework as a curricular practice in basic education in Brazil through a comparative study between public and private schools. To do this, we used a theoretical reflection based on authors such as Smith (2011) and Goldani (1993), understanding the changes in the family structure and context. Also authors such as Paro (2000), Carvalho (2009) and Freire (1999) in which they point their studies in the relationship between family and school. Especially the various forms of learning development through these institutions. The methodology used to achieve the objectives of this production was to resort to a qualitative approach by enabling a broader and democratic analysis to the theme "homework". 20 questionnaires accompanied by open questions and 6 semi-structured and individualized interviews were applied. The subjects of the research were parents / guardians and teachers of two schools of Brasília – DF, one being private and another public. With the results found in this study, it was possible to immerse and understand the different views on homework. We identified the importance of homework in the family and school relationship.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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