Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MariaClaudiaAguiardaSilva.pdf1,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Psicanálise, educação e transmissão : ensina-se por dever, aprende-se por amor
Autor(es): Silva, Maria Cláudia Aguiar da
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Memória educativa
Psicanálise e educação
Educação de crianças
Data de apresentação: 29-Jul-2016
Data de publicação: 6-Dez-2017
Referência: SILVA, Maria Cláudia Aguiar da. Psicanálise, educação e transmissão: ensina-se por dever, aprende-se por amor. 2016. 83 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho é consequência de uma pesquisa qualitativa fundamentada em teorias da Psicanálise, Sociopsicodrama e Educação. Estas são importantes áreas de conhecimento que nos auxiliaram na reflexão sobre o fenômeno educativo ensino-aprendizagem no âmbito da afetividade e da memória. Sentindo a necessidade e percebendo a importância destas áreas serem discutidas e articuladas em torno deste debate, busco aqui compreendê-las a fim de analisar a importância da dimensão do amor, da presença e da palavra na transmissão de ensinamentos e se há alguma forma do discurso amoroso na educação possibilitar a transmissão não padronizada, valorizando a dimensão inconsciente nas relações de ensino-aprendizagem. Parto do pressuposto que estas relações deixam marcas em quem as vivencia e que as dimensões acima citadas favorecem a transmissão de ensinamentos uma vez que somos sujeitos, visceralmente, afetivos. Observei que a maioria dos relatos das professoras/pedagogas e alunos (as) sobre suas memórias educativas eram de momentos que tiveram com seus pares ou professores (as). Notamos ainda que a escrita da memória educativa se mostrou um eficaz dispositivo de conscientização para os educadores de suas práticas pedagógicas e foi também através do Sociopsicodrama que exploramos e chegamos ao conhecimento das memórias afetivas dos sujeitos pesquisados, alcançando assim, o objetivo de reconhecer a importância das dimensões do afeto e da memória educativa na transmissão e aprendizagem dos sujeitos atuantes no cenário da sala de aula. Foram sujeitos desta pesquisa professoras/pedagogas do Ensino Fundamental I de uma escola pública e alunos (as) do 2º ano desta mesma escola localizada em Brasília-DF. Algumas das etapas de desenvolvimento da pesquisa foram: entrevista com professoras/pedagogas atuantes na escola lócus da pesquisa; leitura e análise de escrita da memória educativa das professoras/pedagogas atuantes nesta mesma escola; coleta da memória educativa dos (as) alunos (as) do 2º ano através de contação de história e desenho da memória educativa por eles relatadas.
Abstract: This work is the result of a qualitative research based on theories of Psychoanalysis, Sociopsicodrama and Education. These are important areas of knowledge that have helped us to reflect on the teaching-learning educational phenomenon in the context of affectivity and memory. If I feel the need and perceive the importance of these areas being discussed and articulated around this debate, I try to understand them in order to analyze the importance of the dimension of love, presence and word in the transmission of teachings and if there is Some form of loving discourse in education enables non-standardized transmission, valuing the unconscious dimension in teaching-learning relationships. I start from the assumption that these relations leave marks on those who experience them and that the dimensions mentioned above favor the transmission of teachings since we are viscerally, affectively subject. I observed that most of the teachers 'and students' reports about their educational memories were of moments they had with their peers or teachers. We also note that the writing of the educational memory proved to be an effective device for raising awareness among educators of their pedagogical practices. It was also through the Sociopsicodrama that we explored and came to the knowledge of the affective memories of the subjects studied, thus achieving the objective of recognizing the importance Of the dimensions of affection and of the educational memory in the transmission and learning of the actors acting in the classroom setting. Teachers / pedagogues of Elementary School I of a public school and students of the 2nd year of this same school located in Brasília-DF were subjects of this research. Some of the research development stages were: interview with teachers / pedagogues at the research school; Reading and writing analysis of the educational memory of teachers / pedagogues working in this same school; Collection of the educational memory of the students of the 2nd year through story counting and design of the educational memory they reported.
Résumé: Ce travail est le résultat d'une recherche qualitative basée sur les théories de la psychanalyse, Sociopsicodrama et de l'éducation. Ce sont des domaines importants de la connaissance qui nous ont aidés dans la réflexion sur le phénomène de l'éducation-enseignement et d'apprentissage dans le contexte de l'affection et de la mémoire. Sentant le besoin et conscient de l'importance de ces domaines sont discutées et articulées autour de ce débat, je cherche ici pour les comprendre afin d'analyser l'importance de la dimension de l'amour, la présence et la parole dans la transmission des enseignements et s'il y a une forme de discours aimer dans l'éducation permettent la transmission non standard, valorisant la dimension inconsciente dans l'enseignement et l'apprentissage des relations. Je suppose que ces relations laissent des traces sur qui les expériences et que les dimensions mentionnées ci-dessus favorisent la transmission des enseignements puisque nous sommes soumis, viscéralement, affectif. J'ai remarqué que la plupart des comptes des enseignants/pédagogues et étudiants au sujet de leurs souvenirs d'éducation étaient les temps qu'ils avaient avec leurs pairs ou des enseignants. Nous notons également que l'écriture de la mémoire éducative avérée un dispositif efficace de sensibilisation pour les éducateurs de leurs pratiques d'enseignement et a été aussi par Sociopsicodrama nous explorons et nous connaissons des souvenirs émotionnels des sujets, réalisant ainsi l'objectif de reconnaître l'importance les dimensions de l'affection et de la transmission de la mémoire et l'apprentissage de l'éducation des sujets agissants dans la salle de classe. Ils étaient des sujets de cette recherche de professeurs/pédagogues de l'école primaire à une école publique et les étudiants la 2e année de la même école située dans Brasília-DF. Certaines des étapes de développement de la recherche étaient: entretien avec les enseignants/pédagogues travaillant dans la recherche de l'école de lieu; la lecture et l'écriture analyse de la mémoire éducative des enseignants/pédagogues actifs dans la même école; la collecte de la mémoire éducative de étudiants 2e année grâce à la narration et la conception de la mémoire éducative, ils ont rapporté.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons