Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18427
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DaniloRodriguesReis.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção dos auditores fiscais de empresas privadas a respeito da implementação do Bloco K do SPED fiscal
Autor(es): Reis, Danilo Rodrigues
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Contabilidade gerencial
Auditoria
Controle de estoque
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 29-Nov-2017
Referência: REIS, Danilo Rodrigues. A percepção dos auditores fiscais de empresas privadas a respeito da implementação do Bloco K do SPED fiscal. 2017. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar a percepção dos profissionais de auditoria de empresas privadas a respeito da eficiência do Bloco K da EFD ICMS/IPI como controle de estoque e produção. Para tanto, utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada para a coleta de dados, e a técnica de análise de conteúdo para corroborar a respeito dos dados obtidos. Os resultados apontaram que, o SPED Fiscal como um todo, e a implementação do Bloco K especificamente, aliados às outras obrigações acessórias digitais, colaboram para uma otimização do controle da Receita Federal e das Secretarias da Fazenda dos estados sobre a produção e os estoques. A implementação do Bloco K demandou dos contribuintes uma modernização dos controles internos, desenvolvimento de novos sistemas e preparação de pessoal para o atendimento das novas demandas. Entretanto, foi possível observar também que, o Bloco K sofreu simplificações desde o projeto piloto que o instituiu, o que afasta a nova obrigação acessória do seu objetivo inicial, aparentando ser uma tendência ocasionada pela dificuldade dos contribuintes de informar todos os dados solicitados pelas autoridades fiscais, da maneira que são solicitados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons