Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18424
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanielMarquesTiveron.pdf662,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Opinião de auditoria relacionada ao going concern em instituições financeiras
Autor(es): Tiveron, Daniel Marques
Orientador(es): Dantas, José Alves
Assunto: Auditoria
Instituições financeiras
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 29-Nov-2017
Referência: TIVERON, Daniel Marques. Opinião de auditoria relacionada ao going concern em instituições financeiras. 2017. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O funcionamento de qualquer sistema financeiro é embasado na confiança dos agentes deficitários e superavitários nas instituições intermediadoras dos recursos, representadas principalmente pelos bancos. A falta de confiança é prejudicial aos intermediadores financeiros por conta do aumento do risco de resgate dos agentes credores que irá prejudicar a liquidez financeira pelo descasamento dos prazos de intermediação que é natural nas operações de crédito, o que afeta a confiança de outros credores na continuidade operacional, desencadeado a corrida bancária, aumentando o risco de falência, e engatilhando os efeitos da profecia autorrealizável. O papel da auditoria independente é de transmitir confiança aos agentes do mercado acerca das demonstrações financeiras, por meio de procedimentos de garantia de conforto razoável da opinião, inclusive acerca do princípio da continuidade operacional, a opinião going concern. A expectativa da identificação de problemas de continuidade operacional por meio da opinião da auditoria independente sobre as demonstrações financeiras é uma forma de se obter confiança nas instituições, porém de acordo com os resultados obtidos nessa pesquisa a opinião going concern da auditoria é um assunto muito delicado devido às consequências que são desencadeadas a própria continuidade dessas instituições financeiras.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons