Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18419
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AndresaPereiradeSena.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Trajetória de vida de policiais negras/os do DF : as implicações de ser negra/o e "estar policial"
Autor(es): Sena, Andresa Pereira de
Orientador(es): Batista, Analía Laura Soria
Assunto: Negros
Policiais militares
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 28-Nov-2017
Referência: SENA, Andresa Pereira de. Trajetória de vida de policiais negras/os do DF: as implicações de ser negra/o e "estar policial". 2017. 72 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Nas duas últimas décadas, vários estudos com interesses em compreender a violência no Brasil foram feitos. Entre esses estudos, encontramos diversas análises sobre a Polícia Militar no Brasil. Parte deles com o foco em entender a relação polícia e sociedade, polícia e o Estado, o trabalho policial, o aumento da violência e o papel da Polícia Militar na diminuição do crime, entre outros. O enfoque desse trabalho foge um pouco do caráter de entender a instituição militar e se propõe afunilar um pouco mais essa estrutura. Alguns estudos apontam para o racismo institucional na Polícia Militar brasileira, relatando a violência policial nas periferias contra jovens negros. Mas várias análises sobre o perfil da PM nos mostram que grande parte da Polícia Militar brasileira é negra. Outros estudos também apontam para o perfil da suspeição policial, indicando que o suspeito está vinculado a figura do jovem negro e pobre. Sendo assim, o interesse dessa pesquisa está na trajetória de vida de policiais militares ado Distrito Federal autodeclarados negros, afim de compreender os processos que os levaram a entrar na polícia e qual a origem desses polícias. Para tanto, é preciso apreender o que é ser negro na perspectiva desses policiais e suas experiências enquanto socialmente reconhecidos como tal. Estamos interessados em entender as vivências negras anteriores a entrada na polícia por parte desses policiais e as implicações de ser negro e ser policial.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons