Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18410
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PatriciaFerreiraMartins.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Previdência Social : correlação entre arrecadação previdenciária e a concessão de benefícios
Autor(es): Martins, Patricia Ferreira
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Previdência social
Contribuição previdenciária
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 28-Nov-2017
Referência: MARTINS, Patricia Ferreira. Previdência Social: correlação entre arrecadação previdenciária e a concessão de benefícios. 2017. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este estudo envolve a discussão de resultados de análise acerca da estrutura do sistema previ-denciário brasileiro, demonstrando-se a dependência que o sistema tem de seus contribuintes para manter sua estrutura funcionando, para além das outras fontes que mantém a previdência social. Tendo por objetivo avaliar se existe uma correlação entre a arrecadação das receitas e a concessão de benefícios previdenciários, e buscando-se responder o questionamento dessa pes-quisa que seria observar se os benefícios concedidos pelo sistema previdenciário brasileiro cres-cem, quando as arrecadações das receitas previdenciárias também crescem. Utiliza-se como metodologia uma pesquisa descritiva e quantitativa das estatísticas do MPAS e do CAGED para um período de 10 anos (2005-2014) visando-se perceber os rumos da gestão da previdência. Os resultados obtidos com base nas análises de estatísticas descritivas apontaram para a confirma-ção de que existe uma correlação entre a arrecadação das receitas previdenciárias e a concessão de benefícios, o que parece lógico já que o sistema previdenciário tem esse cunho contributivo. Contudo é possível observar em determinados períodos que a concessão de benefícios foi maior que o crescimento das fontes de arrecadação das receitas previdenciárias, o que poderia ocasi-onar dificuldades em suportar a concessão desses benefícios.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons