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Título: Um estudo sobre modelos constitutivos para ligas com memória de forma
Autor(es): Fonseca, Tiago Ferreira da
Orientador(es): Castro, Fábio Comes de
Assunto: Ligas com memória de forma
Ligas (Metalurgia)
MATLAB (Programa de computador)
Data de apresentação: 28-Jun-2017
Data de publicação: 24-Nov-2017
Referência: FONSECA, Tiago Ferreira da. Um estudo sobre modelos constitutivos para ligas com memória de forma. 2017. xi, 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os modelos constitutivos para ligas com memória de forma propostos por Tanaka (1986) e Liang & Rogers (1990) por meio de comparação com dados experimentais disponibilizados pela S3T para um fio de NiTi submetido a um carregamento uniaxial. A metodologia utilizada baseia-se na implementação numérica destes modelos por meio do software MATLAB, seguida da comparação do comportamento tensão de formação simulado com o observado experimentalmente. Os resultados obtidos revelam que os modelos constitutivos propostos por Tanaka e Liang & Rogers são capazes de descrever o comportamento de uma liga com memória de forma sujeita a um carregamento uniaxial à temperatura constante.
Abstract: This project aims to analyze the constitutive models for shape memory alloys proposed by Tanaka (1986) and Liang & Rogers (1990) by comparison with experimental data provided by S3T for a NiTi wire subjected to a uniaxial loading. The methodology is based on the numerical implementation of these models through MATLAB software, followed by a comparison between the stress-strain behavior of the simulated process with that observed experimentally. The results show that the constitutive models proposed by Tanaka and Liang & Rogers are able to describe the behavior of a shape memory alloy subjected to a uniaxial load at constant temperature.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017.
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