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Título: Análise experimental de balanceamento de rotores pelo método de otimização “Four Run Method Accelerated”
Autor(es): Campos, Rafael Nóbrega
Orientador(es): Morais, Marcus Vinicius Girão de
Coorientador(es): Oliveira Neto, Joaquim Pinheiro de
Assunto: Máquinas rotativas
Máquinas - manutenção e reparos
Data de apresentação: 26-Jun-2017
Data de publicação: 24-Nov-2017
Referência: CAMPOS, Rafael Nóbrega. Análise experimental de balanceamento de rotores pelo método de otimização “Four Run Method Accelerated”. 2017. vii, 102 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O desbalanceamento é uma das principais causas de falha durante a operação de máquinas rotativas. A distribuição desigual de massa na estrutura dos rotores cria pontos pesados que devem ser eliminados por gerarem carga excessiva nos mancais. Para tal, métodos de balanceamento são aplicados como forma de eliminar as assimetrias dos rotores de forma eficiente, minimizando o tempo de parada do maquinário. O Método das Quatro Voltas Acelerado, apresentado por Oliveira (2016), utiliza um procedimento de otimização baseado no método de Monte Carlo para a obtenção do balanceamento com apenas três partidas do rotor, conferindo rapidez e precisão ao processo. O presente trabalho realiza a verificação do sucesso do método através de análises numérica e experimental. O procedimento numérico é feito através de modelagem matemática do rotor rígido com massa desbalanceada e a análise experimental utiliza bancada de testes adaptada para a medição de amplitudes de vibração. Os resultados encontrados, sob diversas condições de distribuição de massa no rotor e escolha da massa de testes, permitem concluir que o balanceamento dos rotores ocorre de forma bem-sucedida após a realização de três acionamentos do rotor. A adoção de massa de testes compatível com o sistema analisado, seu posicionamento em relação ao ponto desbalanceado e a velocidade de operação do rotor são condições essenciais para eliminação do quarto acionamento do rotor, conforme estipulado pelos índices de precisão e confiabilidade estabelecidos para o método. São propostas ainda alterações no procedimento de otimização usado, visando a redução de sua exigência computacional com a manutenção da exatidão de balanceamento verificada.
Abstract: Rotating unbalance is among the main causes of failure during the operation of rotating machinery. The uneven distribution of mass on the structure of the rotors creates heavy spots, which must be eliminated to avoid generating excessive load on the rotor bearings. For such purpose, methods of rotor balancing are deployed to correct the asymmetric distribution of mass in an efficient way, reducing the time when the machinery is out of service. The Four Run Method Accelerated presented by Oliveira (2016) uses an optimization process based on the Monte Carlo Method to balance the rotor with only three trial runs, providing quickness and accuracy to the procedure. This study aims to verify the performance of the method using numerical and experimental analysis. The numerical procedure is conducted with the creation of a mathematical model of a rigid rotor with an associated unbalance and the experimental analysis uses an experimental bench to measure the amplitudes of vibration. The results achieved under diverse combinations of mass distribution in the rotors and choice of the trial masses allow to imply that the rotors are successfully balanced with three trial runs. The use of trial masses compatible with the analyzed systems, their distance to the unbalanced point and the operating speed of the rotor are essential conditions to mitigate the need of the fourth trial run, as specified by the precision and reliability indexes defined for the method. Changes on the optimization procedure used are proposed aiming to reduce the computational requirements and maintain the verified balancing accuracy.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017.
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