Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18385
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarianaMacedoCalaca_tcc.pdf491 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Verificação da qualidade ao longo do processo de beneficiamento de sementes de soja
Autor(es): Calaça, Mariana Macedo
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Soja - sementes
Sementes - qualidade
Data de apresentação: Jun-2017
Data de publicação: 24-Nov-2017
Referência: CALAÇA, Mariana Macedo. Verificação da qualidade ao longo do processo de beneficiamento de sementes de soja. 2017. iv, 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Para se obter uma lavoura homogênea é necessário utilizar sementes com alto vigor e viabilidade. Assim, alguns aspectos devem ser considerados, tais como a qualidade fisiológica do lote de sementes utilizado no plantio, uma vez que estas estão expostas a vários fatores que podem reduzir a sua qualidade desde o campo até o beneficiamento. Este trabalho objetivou avaliar os pontos de perda de qualidade fisiológica ao longo do beneficiamento na cultivar BMX Flecha, oriundas de diferentes sistemas de condução (pivô e sequeiro). O estudo foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes da empresa Tec Agro, em Formosa-GO, com sementes da safra 2016/2017. Foram definidos quatro pontos de amostragem ao longo do processo de beneficiamento: recebimento na carga, após mesa de ar e peneira (MAP), nos ensaques peneira 1 e peneira 2. A partir das amostras foram realizadas avaliações para verificação da porcentagem de germinação, envelhecimento acelerado, teste de tetrazólio, dano mecânico por hipoclorito de sódio e emergência de plântulas em campo. Na análise estatística foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey em nível de 5% de probabilidade. Após análise dos resultados percebe-se que o processo de beneficiamento adotado pela empresa produtora de sementes consegue aprimorar a qualidade fisiológica das mesmas. A porcentagem de emergência de plântulas em campo apresenta uma melhora no ponto de ensaque das sementes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons