Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18376
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SilasGabrielChavesBarbosa.pdf637 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho acadêmico na primeira disciplina profissional no curso de Ciências Contábeis
Autor(es): Barbosa, Silas Gabriel Chaves
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Ciências Contábeis - grade curricular
Estudantes universitários - desempenho acadêmico
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 23-Nov-2017
Referência: BARBOSA, Silas Gabriel Chaves. Desempenho acadêmico na primeira disciplina profissional no curso de Ciências Contábeis. 2017. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Levando em consideração que a contabilidade no Brasil tem passado por uma série de mudanças, ligadas a globalização e ao mercado competitivo, a necessidade por profissionais contábeis mais capacitados se intensifica. Sendo assim, a educação contábil deve caminhar paralelamente a essa realidade, oferendo um ensino que supra todas essas exigências. Sabendo então que a matéria Contabilidade Geral 1 é a primeira disciplina de cunho profissional cursada pelos alunos de Ciências Contábeis da UnB e a mesma tem tido índices de reprovação preocupantes nos últimos anos, o presente estudo tem por objetivo analisar os fatores que influenciam no desempenho (aprovação ou reprovação) do aluno de graduação de ciências contábeis na primeira disciplina de conteúdo profissional, na percepção discente. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 216 alunos que já cursaram ao menos uma vez a respectiva disciplina. O instrumento foi estruturado em duas partes. A primeira constituída por questões para traçar o perfil do respondente, a segunda o aluno foi indagado sobre os fatores que contribuíram para a sua aprovação e/ou reprovação na disciplina. Os dados foram tabulados e analisados, fornecendo resultados significativos. Os fatores mais associados a aprovação foram o Material didático oferecido na disciplina, a Identificação com o curso e a plataforma Moodle. Já os fatores que mais influenciaram na reprovação foram os problemas pessoais, o tempo disponível, a quantidade de atividade demandada e a didática do professor.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons