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https://bdm.unb.br/handle/10483/18344
Título: | Intervenção psicopedagógica e ludicidade na aquisição de conceitos escolares |
Autor(es): | Pires, Mara Rúbia Gouveia |
Orientador(es): | Queiroz, Esmeralda Figueira |
Assunto: | Distúrbios da aprendizagem Leitura e escrita Atividades lúdicas Aprendizagem - dificuldades |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 21-Nov-2017 |
Referência: | PIRES, Mara Rúbia Gouveia. Intervenção psicopedagógica e ludicidade na aquisição de conceitos escolares. 2017. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar a prática de intervenção psicopedagógica realizada com um sujeito com dificuldades no processo de aprendizagem envolvendo leitura, escrita e contagem numérica. Ele tem onze anos e estuda o terceiro ano do ensino fundamental e aguarda em lista de espera de hospital público do Distrito Federal para investigação sobre deficiência intelectual. A metodologia utilizada foi de acordo com a proposta teórico-metodológica de Fávero (2012). Os resultados da análise da sessão anterior fornecem subsídios para a definição dos objetivos da sessão seguinte. Inicialmente foram realizadas sessões de avaliação, para obtermos elementos destinados ao planejamento das sessões de intervenção. A ludicidade esteve presente em todas as sessões, por meio de jogos pedagógicos elaborados pela própria psicopedagoga, como estratégia motivacional para a construção de novas competências pelo sujeito. |
Abstract: | The objective of this work is to present the practice of psychopedagogical intervention performed with a subject with difficulties in the learning process involving reading, writing and numerical counting. He is eleven years old and is studying his third year of elementary education and waits in the Federal District public hospital waiting list for intellectual disability research. The methodology used was according to the theoretical-methodological proposal of Fávero (2012), the results of the analysis of the previous session provide subsidies for the definition of the objectives of the following session. Initially, evaluation sessions were held to obtain elements for the planning of intervention sessions. Playfulness was present in all sessions, through pedagogical games developed by the psychopedagogue itself, as a motivational strategy for the construction of new skills by the subject. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
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