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Título: Processo de construção da linguagem escrita do sujeito
Autor(es): Cambraia, Patrícia Batista Vieira
Orientador(es): Santos, Patrícia Tuxi dos
Assunto: Distúrbios da aprendizagem
Leitura e escrita
Aprendizagem - dificuldades
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 21-Nov-2017
Referência: CAMBRAIA, Patrícia Batista Vieira. Processo de construção da linguagem escrita do sujeito. 2017. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho é resultado de uma intervenção psicopedagógica que foi realizada com uma aluna de 9 anos de idade que apresenta dificuldades de leitura e escrita, a mesma cursa o 3° ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados envolveu 7 sessões, baseadas em instrumentos psicopedagógicos, como questionário de anamnese, a entrevista operativa centrada na aprendizagem, técnicas projetivas dos vínculos escolares e dos vínculos familiares e avaliações pedagógicas. Os instrumentos aplicados foram essenciais para as observações psicopedagógicas. Este estudo tem como objetivo maior apresentar o percurso de processo de aprendizagem, amparado por um olhar psicopedagógico e, consequentemente, nos levar a uma reflexão sobre as dificuldades de leitura e escrita.
Abstract: This work is the result of a psychopedagogical intervention that was carried out with a 9 year old student who presents difficulties in reading and writing, she is enrolled in the 3 of Elementary School. Data collection involved 7 sessions, based on psychopedagogical instruments such as anamnesis questionnaire, operative interview focused on learning, projective techniques of school ties and family ties, pedagogical evaluations. The instruments applied were essential for psychopedagogical observations. This study aims to engage in how learning is handled, supported by a psycho-pedagogical perspective and, consequently, lead us to a reflection on the difficulties of reading and writing.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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