Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1834
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PúblioSilveiradGalvão.pdf374,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Incompatibilidade de enxerto em longana Dimocarpus longan Lour
Autor(es): Galvão, Públio Silveira de
Orientador(es): Yamanishi, Osvaldo Kiyoshi
Assunto: Plantas - propagação
Enxertia
Data de apresentação: 19-Jul-2011
Data de publicação: 17-Ago-2011
Referência: GALVÃO, Públio Silveira. Incompatibilidade de enxerto em longana Dimocarpus longan Lour. 2011. 36 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi quantificar o grau de incompatibilidade considerando parâmetros de crescimento vegetativo de uma variedade tradicional de longana da Tailândia Choompo (Dimocarpus longan Lour) enxertada em seedlings da variedade taiwanesa Fengko com plantas sem incompatibilidade onde a variedade copa foi a mesma do porta-enxerto. Foram utilizadas 6 plantas sendo 3 enxertadas com Choompo (incompatível) e outras 3 com Fengko (compatível). Os seguintes parâmetros foram analisados: altura da planta, diâmetro acima e abaixo do ponto de enxertia e no ponto de enxertia, comprimento da nervura central da folha, massa das folhas, caule e raízes e avaliação de macro e micro nutrientes das folhas. O crescimento vegetativo nas plantas incompatíveis apresentou menor vigor correspondendo a 21,9% do crescimento das compatíveis. Os macro e micro nutrientes mais limitantes nas plantas incompatíveis em relação às compatíveis foram enxofre com 22% e fósforo com 63% e manganês com 47% e zinco com 67%, respectivamente. Os teores de macro e micro nutrientes não diferiram com a posição das folhas. Choompo enxertada em Fengko apresentou grau elevado de incompatibilidade inviabilizando o uso desta combinação para fins comerciais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons