Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18339
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RenandaSilvaRodriguesAlmeida.pdf755,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mídia e política : a construção do noticiário sobre o trabalho doméstico no Brasil
Autor(es): Almeida, Renan da Silva Rodrigues
Orientador(es): Miguel, Luis Felipe
Assunto: Trabalho doméstico
Mídia
Empregados domésticos
Direitos dos trabalhadores
Constituição - emendas
Data de publicação: 20-Nov-2017
Referência: ALMEIDA, Renan da Silva Rodrigues. Mídia e política: a construção do noticiário sobre o trabalho doméstico no Brasil. 2017. 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho consiste em uma análise de conteúdo midiática sobre o tema “trabalho doméstico”. Buscou-se compreender, entre outras questões, quais foram as principais abordagens mobilizadas no noticiário para a compreensão da realidade do trabalho doméstico no Brasil. Além disso, a pesquisa procurou apreender qual foi o destaque que este tema recebeu, quais atores sociais foram ouvidos nesse processo e quais consequências foram presumidas com a equiparação dos direitos dos trabalhadores domésticos aos dos demais trabalhadores do país. Dessa maneira, o esforço empírico baseou-se na análise da cobertura de três veículos de comunicação brasileiros, os jornais impressos Folha de S. Paulo e O Globo, e o televisivo Jornal Nacional, três dos mais importantes noticiários do país, entre os anos de 2013 a 2015, período no qual foi promulgada e regulamentada a Emenda Constitucional 72 pelo Congresso Nacional. A hipótese sustentada é a de que nos jornais impressos de grande circulação, a questão do trabalho doméstico está mais vinculada a uma abordagem econômica e a uma perspectiva que enfatiza os impactos da nova legislação na vida dos patrões, enquanto que nos jornais televisivos a cobertura jornalística está limitada aos momentos decisivos da regulamentação dos direitos das empregadas domésticas e aos momentos de “crise” na efetivação desses direitos. A perspectiva da interseccionalidade e os estudos sobre política e comunicação de massa serviram como referenciais teóricos para a discussão dos temas propostos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2017.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons