Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18338
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NathaliaCristinaMacielMarques.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Democracia e discurso : abordagens discursivas sobre o relatório do senador Antonio Anastasia para a Comissão Especial do Impeachment de Dilma Rousseff
Autor(es): Marques, Nathália Cristina Maciel
Orientador(es): Machado, Carlos Augusto Mello
Assunto: Discurso
Argumentação
Democracia
Política
Impeachment
Rousseff, Dilma Vana, 1947- política e governo
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 20-Nov-2017
Referência: MARQUES, Nathália Cristina Maciel. Democracia e discurso: abordagens discursivas sobre o relatório do senador Antonio Anastasia para a Comissão Especial do Impeachment de Dilma Rousseff. 2017. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo deste estudo é compreender e avaliar as representações discursivas, bem como as estratégias argumentativas, no contexto da deliberação política. Para tal, analisa-se o Relatório do Senador Antonio Anastasia para a Comissão Especial do Impeachment publicado no dia 2 de agosto de 2016. Como referencial teórico, desenvolve-se a partir da Teoria do Discurso de Habermas, assim como seu conceito de ética do discurso, e da teoria da Nova Retórica uma discussão a respeito das condições do discurso. A metodologia deste estudo é baseada em uma abordagem qualitativa com o uso de ferramentas da análise de conteúdo. Em um primeiro momento, é feita uma contextualização a fim de caracteriza os elementos de intertextualidade do objeto de análise deste estudo. Posteriormente, são selecionados e avaliados 39 argumentos de acordo com três categorias: nível da justificação das conclusões, respeito aos contra-argumentos da posição adversária e apelo ao bem comum. O conteúdo do Relatório que excede a seleção também é avaliado. Todavia, somente os 39 argumentos recebem tratamento pelo software estatístico Sphinx. Os resultados mostram que, na elaboração do Relatório, optou-se por orientar o discurso em um viés técnico e jurídico. Dessa forma, há poucos elementos de argumentação retórica que caracterizam os discursos políticos. Nesse sentido, o objeto mostra-se relativamente satisfatório quanto aos critérios de sofisticação dos argumentos e respeito à posição do adversário. Por fim, observa-se que o Relatório busca legitimar sua demanda a partir do apelo ao bem comum em termos utilitaristas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2017.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons