Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18329
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LuizaRouredeAguiarRodrigues.pdf642,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Redes sociais e visibilidade social juvenil
Autor(es): Rodrigues, Luiza Roure de Aguiar
Orientador(es): Coelho, Christiane Machado
Assunto: Juventude
Jovens
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 20-Nov-2017
Referência: RODRIGUES, Luiza Roure de Aguiar. Redes sociais e visibilidade social juvenil. 2017. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O trabalho apresentado tem o proposito de discutir a relação entre juventude e redes sociais tendo como chave a questão da visibilidade, status social e da busca de pertencimento. Dessa maneira, quer analisar os motivos sociais e históricos que levam jovens a exporem suas vidas privadas nas redes sociais. Além disso, há também o propósito de compreender como essas novas dinâmicas de sociabilidade que a internet proporciona, acabam por interferir na construção da subjetividade dos jovens. As técnicas utilizadas foram a etnografia virtual e a entrevista semiestruturada. Os resultados encontrados foram que os jovens não postam apenas seu cotidiano por causa da vaidade, mas também postam seu dia a dia para encontrar outras pessoas que tenham gotosos semelhantes e com isso encontrarem pertencimento nesse mundo tão fluido que a Internet.
Abstract: The present college workhas the purpose of discussing the relationship between youth and social networks, having as key the question of visibility, social status and the search for belonging. In this way, it wants to analyze the social and historical reasons that lead young people to expose their private lives in social networks. In addition, there is also the purpose of understanding how these new dynamics of sociability that the internet provides, interfere in the construction of youth subjectivity. The techniques used were the virtual ethnography and the semi-structured interview. The results found were that young people do not just post their daily lives because of vanity, but also post their daily lives to find other people who have similar gouty and thus find membership in this world as fluid as the Internet.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons