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Título: Apropriação da leitura e escrita como proposta de intervenção psicopedagógica
Autor(es): Cordeiro, Jéssica Ribeiro
Orientador(es): Queiroz, Esmeralda Figueira
Assunto: Intervenção psicopedagógica
Leitura e escrita
Psicopedagogia
Cognição nas crianças
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 20-Nov-2017
Referência: CORDEIRO, Jéssica Ribeiro. Apropriação da leitura e escrita como proposta de intervenção psicopedagógica. 2017. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho relata a intervenção psicopedagógica, buscando apresentar como se dá o processo de aprendizagem por meio dos processos cognitivos, evidenciando a construção do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi abordar a intervenção psicopedagógica, retratando o caso de uma criança com dificuldades na apropriação em leitura e escrita. Foi realizada intervenção psicopedagógica com uma criança de nove anos, o método baseou-se em Fávero (2011) a qual propõe que as sessões sejam sistematizadas por meio de transcrições e análises dos resultados e desta forma haja uma continuidade entre avaliação e intervenção integrando uma sessão a outra. Os dados obtidos na avaliação psicopedagógica evidenciaram que Sofia apresentava dificuldade na apropriação de estratégias para a aquisição da leitura e escrita. Após a intervenção, notou-se um pequeno avanço de desempenho na dificuldade apresentada. Conclui-se que a intervenção psicopedagógica apresentou efeito positivo em relação à aquisição de novas competências para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem.
Abstract: This paper reports the psychopedagogical intervention, seeking to present how the learning process is given through cognitive processes, evidencing the construction of knowledge. The objective of this study was to approach the psychopedagogical intervention, portraying the case of a child with difficulties in the appropriation in reading and writing. A psychopedagogical intervention was performed with a nine-year-old child, the method was based on Fávero (2011) which proposes that the sessions be systematized through transcriptions and analysis of the results and thus there is continuity between evaluation and intervention integrating one session to another. The data obtained in the psychopedagogical evaluation showed that Sofia presented difficulties in the appropriation of strategies for the acquisition of reading and writing. After the intervention, there was a slight improvement in performance in the presented difficulty. It was concluded that psychopedagogical intervention had a positive effect in relation to the acquisition of new competences for the development of learning processes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18328
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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