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Título: A construção do conceito de número em uma criança de dez anos
Autor(es): Martins, Laura de Sousa Michnik
Orientador(es): Vieira, Denise de Oliveira
Assunto: Intervenção psicopedagógica
Número - conceito em crianças
Matemática - estudo e ensino
Educação de crianças
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 20-Nov-2017
Referência: MARTINS, Laura de Sousa Michnik. A construção do conceito de número em uma criança de dez anos. 2017. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo deste trabalho de Conclusão do Curso de Psicopedagogia da Universidade de Brasília foi realizar uma intervenção psicopedagógica para avaliar e promover o desenvolvimento do conceito de número em uma criança de dez anos. O método utilizado (Fávero, 2012) sugere que se faça uma avaliação inicial do sujeito para identificar que facilidades e dificuldades estão presentes na construção dos conhecimentos relacionados à matemática. Após a avaliação, estruturamos uma proposta de intervenção, em que a análise dos resultados de uma sessão fundamentou os objetivos e estratégias utilizados da sessão seguinte, encadeando, assim, sessão por sessão. As intervenções realizaram-se com intuito de desenvolver esquemas que favorecessem a aquisição de conceito de número, utilizando estratégia para confrontar e construir estruturas cognitivas relativas à seriação, à conservação de quantidade, à quantificação de conjuntos, à comparação de quantidades, e à contagem termo a termo, objetivando a utilização do número como cardinal e a operação com números em pequenas quantidades. Concluímos, com o sujeito utilizando o último número para representar a quantidade de elementos do conjunto, ou seja, utilizando o algarismo em sua função de cardinalizar, e operando com números, com a ideia de juntar e subtrair com quantidades pequenas.
Abstract: The aim of this final paper of University of Brasilia Psychopedagogy Course was to carry out a psychopedagogical intervention to evaluate and promote the development of the number concept in a ten years old child. The method used (Fávero, 2012), suggests to make an initial evaluation of the individual to identify which facilities nas difficulties are present in construction of mathematical knowledge. After the evaluation, we structured an intervention proposal, with the base of the objectives and strategies made by the analysis of results from the session before, thus chaining session by session. The interventions were carried out in order to develop schemes that favor the acquisition of number concept, using strategy to confront and construct conitive strutures related to serialization, quantity conservation, quantification of sets, conparison of quantities, and term-to-term cointing, aiming to use the number as cardinal and operate with numbers in small quantities. We conclude with the child using the last number to represent the number of elements of the set, that is, using the digit in its function of cardinalising, and operating with numbers, with the idea of joining and subtracting with small quantities.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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