Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18320
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ClarissaDosSantosBonfim_tcc.pdf416,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção temporal de uma criança : uma intervenção psicopedagógica
Autor(es): Bonfim, Clarissa dos Santos
Orientador(es): Vieira, Denise de Oliveira
Assunto: Intervenção psicopedagógica
Tempo
Aprendizagem
Percepção temporal
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 20-Nov-2017
Referência: BONFIM, Clarissa dos Santos. A construção temporal de uma criança: uma intervenção psicopedagógica. 2017. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O tempo é um conceito que de algum modo norteia a vida de todos. A intervenção psicopedagogica visa a construção de conhecimento sendo baseada na analise da própria prática. Este trabalho buscou mediar a construção do tempo em uma criança com características de hiperatividade-impulsividade de dez anos de idade apontada pela escola como um aluno em situação de dificuldades de aprendizagem. Considerou-se para isso, as relações estabelecidas entre os acontecimentos, o uso do relógio e do calendário, interpretação de problemas, a construção dos conceitos de dias da semana do mês e do ano, a partir de formas de contagem de tempo presentes no cotidiano. O procedimento adotado pautou-se em sessões de avaliação das competências e dificuldades matemáticas do sujeito e em sessões de intervenção as quais foram gravadas, transcritas e analisadas para fundamentarem as sessões seguintes. Como resultado das sessões o sujeito tomou consciência de vários conceitos relativos à noção de temporalidade e aprendeu a situar-se no tempo utilizando como apoio relacionar fatos e as datas por meio do calendário. Verificou-se também que o sujeito conseguiu construir a noção de tempo, como registro no relógio, e como uma medida que se altera de forma dinâmica e com intervalos fixos.
Abstract: Time is a concept that somehow guides the lives of everyone. Psychopedagogical intervention aims at knowledge construction based on the analysis of the practice itself. The present work sought to mediate time’s construction in a 10 year old child with characteristics of hyperactivity-impulsivity pointed out by the school as a student in a situation of learning difficulty. Thereat, the following elements into consideration: the relationships established between events, the use of the clock and the calendar, the interpretation of problems, the construction of the concepts of the days of the week, of the month and of the year, based on time-counting forms present in daily life. The adopted procedure was based on evaluation sessions of the competences and mathematical difficulties of the subject and on intervention sessions which were recorded, transcribed and analyzed to substantiate the next sessions. As a result the subject became aware of various concepts related to the notion of temporality and learned to situate himself in time using the relation between facts and time through the calendar as a support. Also it has been verified that the subject was able to construct the notion of time, as something that can be registered on a clock, and as a measure that changes dynamically and with fixed intervals.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons