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Título: Alfabetização na perspectiva do letramento com uma criança com dificuldade de aprendizagem
Autor(es): Botelho, Ana Carolina Severo
Orientador(es): Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel
Assunto: Educação de crianças
Alfabetização
Letramento
Aprendizagem - dificuldades
Distúrbios da aprendizagem
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 20-Nov-2017
Referência: BOTELHO, Ana Carolina Severo. Alfabetização na perspectiva do letramento com uma criança com dificuldade de aprendizagem. 2017. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este estudo teve por objetivo incentivar o processo de leitura e escrita com uma criança com dificuldades de aprendizagem. Utilizamos na pesquisa de intervenção a orientação da alfabetização na perspectiva do letramento. Assim, partimos do processo de codificação e decodificação do alfabeto, dos fonemas, da posição fonoarticulatória para a emissão dos fonemas, processos sintéticos articulados com a leitura. O eixo orientador das intervenções foi o processo de leitura e escrita a partir do livro “A casa sonolenta”. Participou deste estudo uma criança do sexo masculino com sete anos de idade, estudante do 2º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino do Estado de Goiás. A intervenção foi realizada individualmente em uma sala de aula da própria escola. Foram realizadas dez sessões: duas de avaliação e oito de intervenção, cada sessão teve a duração de 60 minutos. Os resultados obtidos evidenciaram que a criança obteve novas competências como: ampliação da expressão oral, interação e participação mais autônoma, compreensão da posição fonoarticulatória, consciência em relação à correspondência entre fonemas e grafemas. Concluímos a importância de alfabetizar letrando, na repetição elaborativa das atividades propostas, bem como a mediação do outro no processo de aquisição de novas competências conceituais.
Abstract: This study aimed to encourage the process of reading and writing to a child with learning difficulties. We use in intervention research the guidance of initial reading instruction on literacy perspective. So, we leave the process of encoding and decoding of the alphabet, the phonemes and position of phonological articulation to the issue of the phonemes, synthetic processes linked to the reading. The guiding axis of interventions was the process of reading and writing from the book “The Napping House". Participated in this study a boy child, he has seven years old. He is student of the second grade of elementary school. He studies in a privative school in Goiás State, Brazil. The intervention was carried out in a classroom of the school itself. We perform ten sessions: two of evaluations and eight interventions. Each session had duration of 60 minutes. The results obtained showed that the child gained new skills such as: oral expansion, interaction and participation more autonomous, understanding of phonological articulation, consciousness about to correspondence between phonemes and graphemes. We conclude the importance of teaching reading and writing at the same time, in elaborative repeat of the proposed activities, as well as the mediation of another in the process of acquisition of new conceptual skills.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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