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Título: A intervenção psicopedagógica no processo de alfabetização e letramento de uma pessoa adulta
Autor(es): Alves, Alessandra Salomão de Souza
Orientador(es): Queiroz, Esmeralda Figueira
Assunto: Alfabetização
Letramento
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Intervenção psicopedagógica
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 20-Nov-2017
Referência: ALVES, Alessandra Salomão de Souza. A intervenção psicopedagógica no processo de alfabetização e letramento de uma pessoa adulta. 2017. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A alfabetização e o letramento são temas muito debatidos no Brasil, pois muitos brasileiros apenas assinam o nome e não conhecem a função social da escrita. Incluir as vivências do adulto enriquece o processo de construção da leitura e da escrita. A Psicopedagogia pode mediar essa construção de forma a torná-la eficaz. O objetivo deste estudo foi apresentar a intervenção psicopedagógica realizada com uma mulher adulta de 36 anos, matriculada na Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino do Distrito Federal. A partir da avaliação psicopedagógica, identificamos o foco das sessões de intervenção que seria a aquisição do sistema alfabético e da consciência fonológica, os quais foram trabalhados utilizando-se de palavras, frases e textos (receitas) relacionados ao campo conceitual da culinária, área de interesse da aluna, com vistas ao letramento. O referencial teórico apresentou as contribuições de Fávero (2011, 2014); Soares (2004) e Franco (2008), entre outros autores. A abordagem teórica e metodológica que embasa esse trabalho é a Psicologia do Conhecimento. As sessões psicopedagógicas evidenciaram a construção de conceitos e a tomada de consciência desses conceitos no processo de leitura e escrita.
Abstract: Literacy and the representation of spoken language by means of signs, written, are much debated themes in Brazil because there are many Brazilians who only sign the name and do not know the social function of writing. To include adult experiences enriches the process of reading and writing. Psychopedagogy can mediate this construction in order to make it effective. The objective of this study was to present the psychopedagogical intervention carried out with a 36 year old woman enrolled in the Education of Young and Adults of the Federal District’s public school system. From psychopedagogical evaluation, we identified the focus of the intervention sessions that would be the acquisition of the alphabetic system and the phonological awareness, which were developed using words, phrases and texts (recipes) related to the conceptual field of cooking, area of student’s interest, in order to literacy. The theoretical reference presented the contributions of Fávero (2002, 2011, 2014); Soares (2014), and Franco (2008), and other authors. The theoretical and methodological approach that bases this study is the Psychology of Knowledge. The psychopedagogical sessions evidenced the construction of concepts and the awareness taking of these concepts in the process of reading and writing.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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