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dc.contributor.advisorFávero Sobrinho, Antônio-
dc.contributor.authorSilva, Weslley Santos-
dc.identifier.citationSILVA, Weslley Santos. Aspectos críticos do protagonismo juvenil em Antônio Carlos Gomes da Costa. 2015. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA educação é compreendida como processo para formação humana, sua teoria e prática são concebidas através de disputas e complexidades nas relações humanas. O objetivo contido neste trabalho de conclusão de curso é analisar o discurso e compreender de forma crítica a relação do protagonismo juvenil na sociedade civil com a nova reestruturação econômica do capital (neoliberalismo), através da bibliografia do pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa, um intelectual orgânico que age a favor das classes hegemônicas. O discurso educacional em Costa tem como proposta despertar a cidadania ativa por intermédio de práticas educativas que estimulam a participação de jovens e adolescentes em ambientes educacionais formais e informais, mas tais práticas demonstram estar em consonância com as orientações propostas por organismos internacionais e setores empresariais, que direcionam a educação para exercer forte papel ideológico e instrumental ao capital. Assim, é importante analisar criticamente como são constituídas as ideias dos intelectuais orgânicas e das entidades ligadas ao grande empresariado que estimulam a participação dos jovens e adolescentes na sociedade civil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSociedade civilpt_BR
dc.subject.keywordJuventudept_BR
dc.subject.keywordCosta, Antonio Carlos Gomes da, 1949-2011pt_BR
dc.subject.keywordSociedade civilpt_BR
dc.subject.keywordNeoliberalismopt_BR
dc.titleAspectos críticos do protagonismo juvenil em Antônio Carlos Gomes da Costapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-17T17:07:49Z-
dc.date.available2017-11-17T17:07:49Z-
dc.date.submitted2015-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18307-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The education is understood as a process for human formation, its theory and practice are conceived through disputes and complexities of human relationships. The objective contained in this course conclusion work is to analyze the speech and understand critically the relationship youth protagonism though participation in civil society with the new economic restructuring of capital (neoliberalism), by the literature of the pedagogue Antonio Carlos Gomes da Costa, an organic intellectual that acting in favor of the hegemonic classes or group. The educational discourse by Costa has proposal is to arouse active citizenship through educational practices that encourage the participation of young people and adolescents in formal and informal educational settings, but such practices shown to be in line with the guidelines proposed by international organizations and business sectors, that direct education to exert strong ideological and instrumental role in capital. Thus, it is important to critically analyze how the ideas of organic intellectuals and entities or companies linked to big business to encourage the participation of young people and adolescents in civil society.pt_BR
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