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dc.contributor.advisorMuniz, Cristiano Alberto-
dc.contributor.authorSilva, Berenice de Souza-
dc.identifier.citationSILVA, Berenice de Souza. Na trilha da aprendizagem: conhecendo os processos de construção de procedimentos matemáticos no campo conceitual aditivo. 2015. 76 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa pretende oferecer contribuições aos processos da aprendizagem no contexto pedagógico do ensino da matemática nos anos iniciais. Para isso, procurou-se analisar as estratégias das crianças para a resolução de situações-problema sob a perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais do Psicólogo francês Gérard Vergnaud. Essa teoria propõe que, com base em uma série de situações semelhantes, a atividade cognitiva se organiza para dar resposta às proposições, gerando uma concepção individual no sujeito a respeito do conhecimento em situação. Para a formulação desses novos conceitos, entram em jogo outros elementos psicológicos. Cada situação movimenta conceitos afins e proposições por meio de códigos de representação. Estes conceitos se organizam em um conjunto complexo de problemáticas que movimentam conceitos relacionados denominado Campo Conceitual. A pesquisa buscou compreender como as crianças constroem seus procedimentos matemáticos no campo conceitual aditivo e quais são as estratégias que elas utilizam na resolução de situações-problema. Esse estudo qualitativo realizou observações em uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental I e gerou uma estratégia de contextualização das situações-problema a fim de reunir protocolos das crianças, nos quais se verificaram os conhecimentos que eles faziam uso para resolver, demostrando também seus esquemas de representação. De modo que a Teoria dos Campos Conceituais mostrou-se como um importante referencial na análise dos procedimentos dos educandos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordTeoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.titleNa trilha da aprendizagem : conhecendo os processos de construção de procedimentos matemáticos no campo conceitual aditivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-16T17:21:49Z-
dc.date.available2017-11-16T17:21:49Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18298-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research intends to offer contributions to the processes of the learning in the pedagogic context of the teaching of the mathematics on the initial years. For that, it tried to analyse the strategies of the children for the situations-problem resolution under the perspective of the Theory of the Conceptual Fields of the French Psychologist Gérard Vergnaud. This theory proposes that, on basis of series of similar situations the cognitive activity organized to give answer to the propositions, producing an individual conception in the subject as to the knowledge in situation. For the formulation of these new concepts, other psychological elements enter in play. Each situation moves similar concepts and propositions through representation codes. These concepts organized in a complex set of problems that move connected concepts called a Conceptual Field. The research looked to understand how the children build his mathematical proceedings in the additive conceptual field and what are the strategies that they use to resolve the situations-problem. This qualitative study carried out observations in a group of the initial years of the Basic Teaching I and produced a strategy to the situations-problems in order to join protocols of the children, in which one were checked the knowledges that they were doing use to solve, showing also his representation schemes. So that the Theory Conceptual Field showed, off like an important referential system in the analysis of the children proceedings. Keypt_BR
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