Título: | Avaliação da abordagem ambiental aos usuários em situação de lazer no reservatório da usina hidrelétrica Corumbá IV |
Outros títulos: | Evaluation of the environmental approach to leisure users in the reservoir of the Corumbá hydroelectric power plant IV |
Autor(es): | Passos, Marcio Cavalcante dos |
Orientador(es): | Nobre Júnior, Antônio de Almeida |
Coorientador(es): | Lessa, Temízia Cristina Lopes |
Assunto: | Sustentabilidade Usinas hidrelétricas Educação ambiental |
Data de apresentação: | 5-Jun-2017 |
Data de publicação: | 16-Nov-2017 |
Referência: | PASSOS, Marcio Cavalcante dos. Avaliação da abordagem ambiental aos usuários em situação de lazer no reservatório da usina hidrelétrica Corumbá IV. 2017. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017. |
Resumo: | Considerando as relações pedagógicas da Educação Ambiental (EA) e a importância da atuação do agente ambiental como profissional responsável por mediar o conhecimento ambiental, este estudo buscou desenvolver uma análise da compreensão do indivíduo e da coletividade sobre as informações prestadas na atividade de abordagem ambiental via lago da usina hidrelétrica de Corumbá IV. A metodologia usada baseou-se na pesquisa teórico-impírico, de natureza qualitativa e quantitativa. Usou-se como instrumento de análise os dados de questionário de avaliação de atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA), exercício 2015/2016, da Corumbá Concessões S/A, sob execução da empresa RadarBrasil Engenharia Ambiental. Os usuários em situação de lazer quando perguntados como eles avaliam a atividade de abordagem via lago, aproximadamente 70% consideraram a ação como ótima e 30% como boa. Igualmente, quando perguntados sobre a qualidade do material (kits) com informações ambientais, aproximadamente 80% classificaram os kits como ótimo e o restante (20%) como de boa qualidade. Os resultados revelaram que a maioria dos indivíduos abordados nas ações de educação ambiental via lago sabe da importância e a necessidade de respeitar o meio ambiente. Os usuários do reservatório (moradores, turista ou frequentadores) também aprovam as medidas que são tomadas com propósito de proteger o meio ambiente. O índice de avaliação da abordagem ambiental via lago demonstrou que essa atividade apresenta qualidade muito satisfatória (nota final de 81 pontos) na percepção dos usuários em situação de lazer. |
Abstract: | Considering the pedagogical relationships of Environmental Education (EA) and the importance of the performance of the environmental agent as a professional responsible for mediating environmental knowledge, this study sought to develop an analysis of the understanding of the individual and the community about the information provided in the environmental approach. The methodology used was based on the theoretical-empirical research, of qualitative and quantitative nature. The data of a questionnaire evaluating the activities of the Environmental Education Program (PEA), exercise 2015/2016, of Corumbá Concessões S / A, under execution of the company RadarBrasil Engenharia Ambiental, was used as an analysis tool. The users in leisure situations when asked how they evaluate the approach activity via lake, approximately 70% considered the action as optimal and 30% as good. Likewise, when asked about the quality of the material (kits) with environmental information, approximately 80% classified the kits as optimal and the rest (20%) as good quality. The results revealed that the majority of individuals approached in environmental education actions via lake know the importance and the need to respect the environment. Reservoir users (residents, tourists or regulars) also approve measures that are taken to protect the environment. The evaluation index of the lake environmental approach demonstrates that this activity presents a very satisfactory quality in the perception of the users in a leisure situation. |
Informações de Acesso e Conteúdo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017. |
Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
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