Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18273
Título: | O projeto “Estudar em paz: mediação de conflitos no contexto escolar” e sua contribuição para a autonomia da criança na Escola Classe 22 do Gama |
Autor(es): | Fiaiz, Larissa |
Orientador(es): | Santos, Catarina de Almeida |
Assunto: | Mediação de conflitos Autonomia - educação |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 16-Nov-2017 |
Referência: | FIAIZ, Larissa. O projeto “Estudar em paz: mediação de conflitos no contexto escolar” e sua contribuição para a autonomia da criança na Escola Classe 22 do Gama. 2015. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta monografia tem como proposta promover reflexões sobre as relações entre a escola Classe 22 do gama e o projeto Estudar em Paz. Essa discussão foi desenvolvida através da questão norteadora, que é: Qual a influência do projeto Estudar em Paz: mediação de conflitos no contexto escolar, na autonomia dos alunos da escola classe 22 do Gama? Na qual este trabalho tem como objetivo compreender a organização do projeto, sua atuação , e desenvolvimento para enfim contribuir para autonomia dos alunos. Através do aporte teórico são discutidos os conceitos da mediação de conflitos e da autonomia escolar. Os principais autores utilizados foram: Flávia Beleza, Paulo Freire e Vicente Zatti. Com o auxílio de alguns estudos de casos selecionados é possível visualizar a intervenção do projeto na autonomia do aluno. Este trabalho foi escrito através da experiência de atuação na formação de alunos em mediação na qual é possível desenvolver idéias da importância desse projeto na constituição de uma nova visão de educação. |
Abstract: | This monograph has the purpose to promote reflections on the relationship between the Escola Classe 22 of Gama and the project Studying in Peace. This discussion has been developed through the guiding question, which is:. What is the influence of the project "Studying in Peace: conflict mediation in the school context", on the autonomy of the students of Escola Classe 22 of Gama? This work aims to understand the organization of the project, its activities and development to finally contribute to students autonomy. Through theoretical support, the concepts of conflict mediation and school autonomy are discussed. The main authors studied were: Flávia Beleza, Paulo Freire and Vicente Zatti. With the help of some selected studied cases it's possible to see the intervention of the project on student autonomy. This work was written based on the experience of procedure in students formation in mediation in which is possible to develop ideas of the importance of this project in establishing a new vision of education. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons