Título: | Numeramento e letramento : uma interpretação de enunciados matemáticos com os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes na cidade de Teresina de Goiás |
Autor(es): | Silva, Cátia Barbosa da |
Orientador(es): | Mané, Djiby |
Assunto: | Letramento Matemática - estudo e ensino Aprendizagem - dificuldades |
Data de apresentação: | Jul-2017 |
Data de publicação: | 16-Nov-2017 |
Referência: | SILVA, Cátia Barbosa da. Numeramento e letramento: uma interpretação de enunciados matemáticos com os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes na cidade de Teresina de Goiás. 2017. 63 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017. |
Resumo: | O presente estudo teve por finalidade analisar os fatores que colaboram ou dificultam o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio no Colégio Estadual Joaquim de Sousa Fagundes na cidade de Teresina de Goiás. Para realizar esse trabalho monográfico, os dados foram coletados a partir das observações feitas em sala de aula, e por meio de questionários aplicados a três alunos do 1º ano A, 1º ano B, 1º ano C, 2º ano A, 2º ano B, 3º ano A e 3º ano B ao total de 21 alunos (Grupo I) que foram selecionados voluntariamente e 2 professores (Grupo 2) que lecionam a disciplina de Matemática. A pesquisa foi baseada nos estudos de Bagno (2002), Bakhtin (1999), Parra (1996), Fayol (2012), Freire (2001b), entre outros. Portanto, abordamos como ocorre este processo e relacionando a resposta de um dos professores colocando como desafios enfrentados na sala de aula: enunciados muito longos; dificuldade para o raciocinar; desmotivações para estudar alguns assuntos de matemática, entre outros. E quais são os desafios que esses alunos enfrentam em relação aos enunciados, dentro disso foi possível constatar que a compreensão dos enunciados matemáticos interfere em vários fatores como a compreensão do gênero discursivo apresentado, uma vez que os mesmos apresenta metodologias diferenciadas de como os professores devem atuar em sala de aula. |
Abstract: | The purpose of this study was to analyze the factors that contribute to or hinder the teaching and learning process of high school students at Joaquim de Sousa Fagundes State College in the city of Teresina de Goiás. To perform this monographic work, the data were collected from Of the observations made in the classroom, and through questionnaires applied to three students of the 1st year A, 1st year B, 1st year C, 2nd year A, 2nd year B, 3rd year A and 3rd year B to a total of 21 students (Group I) who were voluntarily selected and 2 teachers (Group 2) who teach mathematics. The research was based on the studies of Bagno (2002), Bakhtin (1999), Parra (1996), Fayol (2012), Freire (2001b), among others. Therefore, we approach how this process occurs and relate the response of one of the teachers posing as challenges faced in the classroom: very long statements; Difficulty in reasoning; Motivations to study some subjects of mathematics, among others. And what are the challenges that these students face in relation to the statements, within this it was possible to verify that the understanding of the mathematical statements interferes in several factors like the understanding of the presented discursive genre, since they present / display different methodologies of how the teachers must To act in the classroom. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Matemática Educação do Campo - Ciências da Natureza
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