Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/18261
Título: O ano em que a esquerda perdeu as ruas : crise do governo Dilma em 2015
Autor(es): Zanini, Heithor
Orientador(es): Gusmão, Luís Augusto Sarmento Cavalcanti de
Assunto: Rousseff, Dilma Vana, 1947- política e governo
Brasil - política e governo 2011-2016
Impeachment
Crise política
Data de apresentação: 2016
Referência: ZANINI, Heithor. O ano em que a esquerda perdeu as ruas: crise do governo Dilma em 2015. 2016. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A presente monografia pretende repassar os principais acontecimentos compreendidos no período entre as eleições presidenciais de 2014 e o mês de dezembro de 2015, logo após a aceitação do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff por parte do então presidente da Câmara, Eduardo Cunha. É de interesse deste trabalho reconstituir os episódios políticos, econômicos e sociais que marcaram esse espaço de tempo de maneira cronológica para auxiliar o entendimento do período que precedeu o controverso fim do segundo mandato Dilma. A escolha do ano de 2015 se dá em razão de ser o momento histórico em que as opções políticas para a saída da crise institucional ainda não eram definidas para os atores em cena. Por fim, neste texto, procurou-se aproximar dos protagonistas deste processo para elucidar a importância das variáveis conjunturais e pessoais, para além das estruturais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HeithorZanini.pdf792.13 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons