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2017_PaulaLaCroixMalufdeMenezes.pdf1,66 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMachado, Fabíola Orlando Calazans-
dc.contributor.authorMenezes, Paula la Croix Maluf de-
dc.identifier.citationMENEZES, Paula la Croix Maluf de. Moda praia à brasileira: uma análise da revista Vogue e do corpo descoberto. 2017. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste na análise do conteúdo da revista Vogue brasileira impressa sobre a moda praia brasileira e seu contexto. O corpus analítico foi constituído por 7 revistas, do período de agosto de 2016 a fevereiro de 2017. Foram analisadas 72 matérias relacionadas ao tema, a fim de investigar o conteúdo da revista sobre a moda praia do país, tomando como referência as categorias encontradas de moda, corpo e estilo de vida/dicas, em um estudo sobre as frequências de conteúdo/sentido em cada uma delas. Além da análise de conteúdo que serviu como suporte metodológico, o trabalho conta com pesquisa bibliográfica sobre moda, o corpo descoberto e a cultura praiana brasileira. Como um dos resultados da pesquisa, verificou-se que a Vogue dita tendências a serem seguidas pela leitora no verão 2016/2017, apresenta uma moda praia mais coberta, refletindo um discurso tradicional vigente na sociedade. Além disso, apresenta o corpo magro como ideal para as leitoras se sentirem bem de biquíni. Percebeu-se que a revista se sustenta a partir da insatisfação contemporânea, em um ciclo no qual as leitoras desejam seguir as tendências, sendo a Vogue uma “mão amiga” que traz dicas para ajudá-las na obtenção de um tipo de corpo inspirado no padrão das páginas exibidas. A Vogue se apresenta como um espelho da sociedade, porém sem se posicionar em relação aos acontecimentos, a fim de manter os leitores e os anunciantes, já que esses são a principal fonte de lucro da revista.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordModa e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordPeriódicos para mulherespt_BR
dc.subject.keywordModa praiapt_BR
dc.subject.keywordImagem corporalpt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.subject.keywordMulheres - representaçõespt_BR
dc.subject.keywordMulheres - estéticapt_BR
dc.titleModa praia à brasileira : uma análise da revista Vogue e do corpo descobertopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T11:17:27Z-
dc.date.available2017-11-14T11:17:27Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18245-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work consists in the analysis of the content of the Brazilian Vogue magazine printed on the Brazilian beach fashion and its context. The analytical corpus consisted of 7 journals, from August 2016 to February 2017. Seventy-two related articles were analyzed in order to investigate the content of the magazine about the Brazil's beach fashion, taking as reference the categories Fashion, Body and Lifestyle/Tips in a study about the frequencies of content/sense in each of them. Besides the content analysis, that served as a methodological support, the work has bibliographical research on fashion, the body discovered and the Brazilian beach culture. As one of the results of the research, it was verified that Vogue dictates trends to be followed by the reader in summer 2016/2017 and presents a more covered beach fashion, reflecting a traditional discourse in force in society. In addition, it presents the lean body as ideal for the readers to feel well in bikini. It was noticed that the magazine is based on the contemporary dissatisfaction, in a cycle in which the readers wish to follow the trends, being Vogue a "helping hand" that brings tips to help them in obtaining a type of body inspired in the displayed pages. Vogue presents itself as a mirror of society, but without positioning itself in relation to events, in order to keep readers and advertisers, the main source of profit of the magazine.pt_BR
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