Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18242
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanielaDeGoesNogueiraGeorg.pdf2,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: “Livrai-nos do formol” : um estudo sobre o grupo “No e Low Poo Iniciantes” no Facebook
Autor(es): Georg, Daniela de Góes Nogueira
Orientador(es): Machado, Fabíola Orlando Calazans
Assunto: Identidade
Identidade cultural
Identidade visual
Mulheres
Mulheres - identidade
Mulheres - estética
Redes sociais on-line
Cabelo
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 14-Nov-2017
Referência: GEORG, Daniela de Góes Nogueira. “Livrai-nos do formol”: um estudo sobre o grupo “No e Low Poo Iniciantes” no Facebook. 2017. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho se debruçou no estudo do grupo “No e Low Poo Iniciantes” no Facebook, a fim de compreender de que forma a comunicação no grupo pode contribuir para a valorização do cabelo natural e a revisão dos significados a ele atribuídos. A partir de pesquisas exploratória e bibliográfica construiu-se um quadro teórico sobre identidades, a importância do cabelo para a mulher e o movimento do cabelo natural. Utilizou-se também a análise de conteúdo, a observação participante e a entrevista em profundidade, de modo a estudar as publicações do grupo em questão. Com as análises, percebeu-se que o grupo se configura como uma comunidade virtual de apoio e suporte, além de ser espaço para exibição de trajetórias pessoais de sucesso e ensinamento para que outras mulheres também se identifiquem e construam suas identidades.
Abstract: The present study focused on the study of the group "No e Low Poo Iniciantes" on Facebook, in order to understand how communication in the group can contribute to the valorization of natural hair and the review of the meanings attributed to it. From an exploratory and bibliographical research, a theoretical framework on identities, the importance of hair for the woman and the movement of natural hair were constructed. Content analysis, participant observation and in-depth interview were also used to study the publications of the group in question. With the analysis, it was noticed that the group is configured as a virtual support community, as well as being a space for displaying personal trajectories of success and teaching so that other women also identify and build their identities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2017.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons