Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18231
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ValeskaFialhoDavid_.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Demanda por jogos : o que leva as pessoas aos estádios?
Autor(es): David, Valeska Fialho Bandeira
Orientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Futebol
Futebol - torcedores
Economia do esporte
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 14-Nov-2017
Referência: DAVID, Valeska Fialho Bandeira. Demanda por jogos: o que leva as pessoas aos estádios? 2016. [45] f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A economia do esporte é uma área já consolidada fora do Brasil. Estudos de demanda, que buscam entender o comportamento do torcedor, são bastante comuns. O volume de dinheiro que o esporte movimenta atualmente é muito grande. Além disso, a receita dos clubes crescem mesmo em momentos de crise econômica, mostrando o grande potencial do esporte. Saber o que influencia o torcedor no momento em que ele decide ir ou não a um jogo é essencial para avaliar ações de promoção e de vendas do time e, assim, garantir um maior retorno financeiro, tanto para os times, quanto para os investidores e patrocinadores. A presente monografia apresenta diversos estudos de demanda realizados fora do Brasil, além de analisar o contexto do futebol brasileiro e seus dois principais estudos. Um modelo ideal é pensado, baseado tanto nas peculiaridades do Brasil, como no conhecimento adquirido dos artigos lidos.
Abstract: The sports economy is an area already consolidated outside Brazil. Demand studies, which seek to understand the behavior of the supporter, are quite common. The volume of money that the sport is currently running is very large. In addition, the revenue of clubs grow even in times of economic crisis, showing the great potential of the sport. Knowing what influences the supporter when he or she decides to go to a game is essential to evaluate team promotion and sales actions and thus ensure a greater financial return for both teams and investors and sponsors. This monograph presents several demand studies conducted outside Brazil, as well as analyzing the context of Brazilian soccer and its two main studies. An ideal model is thought, based on both the peculiarities of Brazil and the acquired knowledge of the articles read.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons